O candidato de oposição à presidência da Argentina, Alberto Fernández, venceu no domingo (11), com larga vantagem as eleições primárias para a presidência do país. Com isso, impôs uma dura derrota ao atual presidente, Mauricio Macri, que é o candidato que tem apoio do presidente Jair Bolsonaro.
Com 99,37% das urnas apuradas, Alberto Fernández, que tem Cristina Kirchner como vice, teve 47,66% dos votos, e Macri 32,08%. Roberto Lavagna aparece em 3º lugar com 8,23% dos votos.
As eleições Primárias Abertas, Simultâneas e Obrigatórias (Paso) definem quem serão os candidatos de cada partido nas eleições nacionais que acontecem em outubro e funcionam como uma grande pesquisa eleitoral
Os primeiros números da apuração só foram divulgados mais de uma hora após o previsto. Alguns partidos reclamaram que o sistema de dados ficou “às escuras” logo depois do fim da votação.
Macri se antecipou à divulgação dos resultados e reconheceu um desempenho abaixo do esperado.”Tivemos uma eleição ruim e isso nos obriga, a partir de amanhã, a redobrar nossos esforços. Dói que não tenhamos todo o apoio que esperávamos”, disse Macri.