Os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) de todo o país já começaram a receber as novas urnas eleitorais para as eleições municipais de 2024. De acordo com o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, já foram produzidas e entregues 138.403 novas urnas eletrônicas.
Os dados foram apresentados nesta terça-feira (19), durante o encerramento do ano judiciário na Justiça Eleitoral. Conforme Moraes, o números de urnas em posse dos municípios representam 64% de todos os novos equipamentos que serão utilizados no próximo ano.
Na reunião, o ministro também abordou as centenas de fraudes de cotas de gênero, associadas a falsas campanhas femininas. Segundo Moraes, este ano, julgamentos realizados foram importantes para estabelecer “teses a serem seguidas” nas próximas eleições, principalmente, em como a Justiça Eleitoral vai lidar com determinados assuntos.
De acordo com os dados apresentados pelo ministro, desde o início da presidência no TSE, em agosto de 2022, foram julgados 3.498 processos. Somente este ano, foram 1.957 processos em 162 sessões de julgamento, sendo 120 presenciais e 42 virtuais.
Com informações da Agência Brasil
Leia mais sobre: Alexandre de Moraes / Eleições 2024 / TSE / Urnas Eletrônicas / Política