13 de novembro de 2024
Calendário de matrículas • atualizado em 13/11/2024 às 18:19

Educação de Goiânia inicia na segunda (18) o cadastro antecipado de estudantes novatos em Cmeis e Escolas

O cadastro antecede a fase de pré-matrícula, que ocorrerá em dezembro para escolas e em janeiro de 2025 para CEIS e Cmeis
O calendário de matrículas da rede municipal de Goiânia, para novos estudantes, inicia com a fase de cadastro antecipado. Foto: SME
O calendário de matrículas da rede municipal de Goiânia, para novos estudantes, inicia com a fase de cadastro antecipado. Foto: SME

A partir da próxima segunda-feira (18), pais e responsáveis poderão realizar o cadastro antecipado de novos estudantes para vagas em escolas, Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) e Centros de Educação Infantil (CEIs) de Goiânia. Esta fase antecede a pré-matrícula, que ocorrerá em dezembro de 2024 para escolas e em janeiro de 2025 para demais unidades.

Conforme orientações da Secretaria Municipal de Educação (SME), esta primeira etapa do cadastro antecipado se trata do preenchimento de um formulário, que está disponível no site da SME. Ao entrar no site, basta clicar na opção “E-matrícula” e no banner “Cadastro Antecipado”.

Para novos estudantes da Rede Municipal de Educação, o cadastro estará aberto até a data da pré-matrícula, que encerra no dia 10 de dezembro para escolas e 7 de janeiro para Cmeis, e será realizado totalmente online.

A SME alerta que as famílias que já possuem o cadastro e estão aguardando vaga precisam atualizar os dados, pois a fila de espera é encerrada ao final do ano, sendo necessário solicitar a vaga novamente. Nesta etapa, os pais e responsáveis devem inser informações pessoais das crianças e estudantes no sistema da SME, e informam se fazem parte dos grupos com prioridade de acesso às vagas na Educação Infantil.

Confira o passo a passo do cadastro:

Passo 1:
No formulário, que é simplificado, são solicitados os dados da criança (Dados do Candidato), incluindo o Cadastro de Pessoa Física (CPF), número do cartão do SUS, contatos telefônicos e endereço com CEP. Além dos dados do candidato, há um campo com o título “Dados do Responsável”, onde é necessário incluir nome, CPF, telefone e grau de parentesco com a criança.

Passo 2:
Nesta fase, o solicitante da vaga pode marcar uma das quatro opções de trabalho para que possa ser inserido nos grupos prioritários da Prefeitura de Goiânia:

  • A mãe é trabalhadora autônoma e pode comprovar com comprovante de pagamento de contribuição ao INSS ou Declaração de Regularidade de Situação do Contribuinte Individual atualizada;
  • A mãe é trabalhadora e pode comprovar com carteira de trabalho ou contracheque;
  • A mãe é trabalhadora com Benefício de Prestação Continuada e pode comprovar com extrato do INSS e cartão de recebimento do BPC;
  • Não é trabalhadora ou não pode comprovar.

Depois de marcar uma das opções, podem ser anexados até 5 documentos para comprovar a situação de trabalho e integrar os grupos prioritários de vagas da Educação Infantil, que correspondem a 50% das vagas, destinadas de acordo com a Portaria número 549, de 11 de dezembro de 2023.

Passo 3:
Em seguida, são solicitados dados socioeconômicos. Nesta fase, as famílias informam pontos referentes à renda, tipo de moradia, como é a fonte de energia elétrica e abastecimento de água, serviço de coleta de lixo e se tem acesso à internet.

Após inserir os dados, é só concordar com o termo de aceite e salvar as informações. O sistema abre uma nova tela com um número de protocolo. Para os beneficiários do programa Bolsa Família/Auxílio Brasil, caso o sistema não faça a validação automática, os responsáveis deverão confirmar os dados em uma das Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) até a data do início da pré-matrícula. Se for beneficiário do Benefício de Prestação Continuada – BPC, a família terá que confirmar os dados em uma das CREs.

Confira o endereço de todas as Coordenadorias Regionais de Educação para confirmação das informações cadastrais em caso de grupos prioritários:


– CRE Brasil de Ramos Caiado
Telefone: 62 3558-5681 / 3558-5684
Endereço: Rua Professor Lázaro Costa, Q.167, Lt.10 – Cidade Jardim

– CRE Central
Telefone: 62 3524-1664 / 1729 / 1730
Endereço: Rua 243, Q.77, Lts.26-29 – Leste Universitário

– CRE Jarbas Jayme
Telefone: 62 3524-1720 / 1722
Endereço: Rua C-75, QD. APM, Lt. APM – Setor Sudoeste

– CRE Maria Helena Batista Bretas
Telefone: 62 3524-2490 / 2491
Endereço: Avenida Goiás Norte, Q. 68, Lt.01 – Setor Urias Magalhães

– CRE Maria Thomé Neto
Telefone: 62 3524-5622 / 2202 / 5636
Endereço: Rua C-165, Qd.588, Lt. APM – Nova Suíça


Leia mais sobre: / / / / Cidades / Goiânia