A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) iniciou a distribuição de doses das vacinas contra papilomavírus humano (HPV) e varicela (catapora) aos municípios goianos. Vale ressaltar que o estoque estava zerado, fazendo com que gerasse desabastecimento, em especial do imunizante contra catapora, que agora deverá ser gradualmente regularizado, conforme informações repassadas pelo Ministério da Saúde.
Sobre a vacina contra o HPV, Goiás recebeu 30 mil doses. Segundo a superintendente de Vigilância em Saúde da SES, Flúvia Amorim, esse foi o quantitativo que pediu, que é necessário para restabelecer o estoque e a distribuição dos imunizantes contra HPV e catapora.
“Nós iniciaremos a distribuição ainda nesta semana para as regionais e as regionais repassarão aos municípios”, explicou Amorim.
O Ministério da Saúde enviou ao estado mais de 202 mil unidades da vacina contra HPV, em 2023. A quantidade distribuída foi de 221 mil, por conta do estoque restante de 2022. A vacina contra catapora tem sido enviada a Goiás em cota reduzida pelo Ministério da Saúde desde maio do ano passado, sendo que em alguns meses do último ano não houve envio de nenhuma dose.
Em relação à catapora, o Ministério da Saúde enviou 12 mil unidades para Goiás, as quais já começaram a ser distribuídas. O repasse das doses será feito na região metropolitana de Goiânia, com previsão de que, a partir do dia 29 deste mês, as vacinas passem a ser distribuídas para os demais municípios.