Todas as doses de vacina contra a dengue restantes em Goiânia esgotaram, após a ampliação do público-alvo pelo Ministério da Saúde. As unidades de saúde da capital iniciaram a vacinação de pessoas entre 4 a 54 anos na manhã desta quinta-feira (18), e em menos de 8 horas, todas as 2 mil doses remanescentes já haviam sido aplicadas.
A recomendação do Ministério da Saúde atende uma nova estratégia para evitar o desperdício das doses restantes, com validade para o próximo dia 30 de abril. Conforme a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Goiânia, em todos os 12 postos de saúde em que a vacina contra a dengue foi ofertada foram entregues senhas para interessados, de acordo com a capacidade de atendimento.
Ao todo, foram 600 doses do município, e o governo do Estado repassou outras 1,4 mil. Elas foram distribuídas em 12 salas da capital, com uma média de 116 doses por unidade. A Prefeitura informa que essa ação pode ser repetida após o recebimento de nova remessa, caso não seja aplicada dentro do público-alvo estabelecido pelo MS.
A pasta ressalta que a segunda dose estará disponível para todos aqueles que se vacinaram mesmo fora da faixa etária inicial. A Secretaria de Saúde esclarece também que não há data para novos recebimentos, e que mantém doses disponíveis para as crianças de 10 a 14 anos, público-alvo inicial.
Leia mais sobre: Ministério da Saúde / SMS Goiânia / Vacina contra a dengue / Cidades