A dose de reforço aplicada em adultos maiores de 18 anos de idade, independente da vacina aplicada anteriormente, deve ser da Pfizer. O esclarecimento foi feito pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-GO), a pedido do Diário de Goiás.
A pasta lembra que segue a recomendação do Ministério da Saúde e ressalta que o reforço está disponível a todos que completaram o esquema vacinal há pelo menos quatro meses.
Caso não haja doses disponíveis da Pfizer, vacinas de vetor viral, como Janssen e AstraZeneca, também podem ser usadas.
Já aqueles que tomaram a dose única da Janssen devem tomar uma segunda dose do mesmo imunizante, dois meses após a primeira aplicação.
Veja a explicação da SES-GO:
A SES-GO destaca que a vacina a ser utilizada para a dose de reforço deverá ser, preferencialmente, da plataforma de RNA mensageiro (Comirnaty/Pfizer) ou, de maneira alternativa, vacina de vetor viral (Janssen ou AstraZeneca).
Pessoas que tomaram o esquema básico (D1 e D2) com a Comirnaty/Pfizer,, preferencialmente tomará o reforço com a Comirnaty/Pfizer, ou de maneira alternativa, a vacina de vetor viral (Janssen ou AstraZeneca).
Indivíduos que tomaram a primeira dose de Janssen deverá ser administrado o reforço com a mesma vacina da Janssen com intervalo de 2 meses após a dose única.