Posse dos novos deputados será no domingo, 1, as 14 horas. Eleição será no mesmo dia
No domingo será realizada a eleição para a mesa diretora da assembleia legislativa do estado de Goiás. A disputa pela presidência que já contou como 4 nomes, Hélio de Souza (DEM), José Vitti (PSDB), Francisco de Oliveira (PHS) e Lincoln Tejota (PSD), afunilou e o atual presidente Hélio de Souza vai ser reconduzido ao cargo.
Os espaços dos partidos na mesa diretora foram divididos e nesta semana começaram a surgir algumas disputas dentro das agremiações.
O PSDB que vai ocupar duas vagas na mesa, a primeira vice-presidência e a segunda secretaria tem a disputa pelo cargo de vice. Primeiramente destinado ao deputado eleito Mané de Oliveira, surgiu nos últimos dias a vontade de Nédio Leite que iria ocupar a segunda secretaria de disputa no voto o cargo. O futuro líder do governo, deputado José Vitti tem dito que a situação entre Mané de Oliveira e Nédio não é fácil de ser resolvida uma vez que todos tem o direito de lançar candidatura.
Outra disputa iniciado essa semana foi pela segunda vice-presidênncia destinada ao PSD, o deputado Lincoln Tejota era o nome natural após retirar a candidatura a presidente, mas o deputado eleito Virmondes Cruvinel anunciou que seria e candidato a vaga do partido e começou a articular com os deputados eleitos para o primeiro mandato, mas no partido se espera que ainda hoje ele anuncie a saída da disputa e o apoio ao deputado Tejota que tem o apoio da direção partidária.
Um ponto de tensão surgiu também na oposição, o PMDB tem direito a indicar o nome para a quarta secretaria todos esperavam pela indicação do deputado Paulo Cézar Martins, mas essa semana o deputado abandonou uma reunião da bancada e anunciou que será candidato e deve enfrentar o deputado Adib Elias no plenário. Pela taxa de rejeição de Adib e a proximidade de Paulo Cezar dos deputados mais antigos e da base do governo é esperado que ele derrote o ex-prefeito de Catalão.
A primeira secretaria vai ficar com o PTB que indicou para o cargo o deputado Henrique Arantes. O PT ficou com a terceira secretaria e indiciou o nome do deputado Humberto Aidar para o cargo.
Composição da Mesa Diretora:
Presidente: Hélio de Souza (DEM)
1º Vice-Presidente: Mané de Oliveira ou Nédio Leite (PSDB)
2º Vice-presidente: Lincoln Tejota (PSD)
1º Secretário: Henrique Arantes (PTB)
2º Secretario: Nédio Leite (PSDB)
3º Secretario: Humberto Aidar (PT)
4º Secretario Paulo Cézar Martins ou Adib Elias (PMDB)