A presidente da República, Dilma Rousseff, anunciou que até o mês de novembro as obras do aeroporto Santa Genoveva em Goiânia serão concluídas.
“As obras do pátio e da pista foram interrompidas lá atrás, vão começar agora na primeira semana de abril, precisamente no dia 6 de abril. Quero aqui assumir um compromisso junto com o senhor ministro (da Secretaria de Aviação Civil, Eliseu) Padilha de que todas estas obras estarão concluídas em novembro deste ano”, destaca a presidente.
Dilma chamou a responsabilidade para ela e disse as pessoas para cobrarem dela. Ela destacou que Goiânia precisa ter um aeroporto que atendas as suas necessidades.
“Vocês vão cobrar de mim. Eu garanto a vocês que vou cobrar dele. E ele vai cobrar dos que estão abaixo dele. Vamos fazer de tudo para que Goiânia tenha um aeroporto condizente com o dinamismo deste estado. Vamos fazer de tudo.
A presidente lembrou que a obra é esperada pela população de Goiás. Ela fez menção dos problemas, mas demonstrou otimismo em relação ao atendimento desta demanda.
“É uma obra muito esperada com muitos problemas e muitas interrupções, mas nós sabemos que o novo terminal que é moderno, é confortável, mas sobretudo está a altura da necessidades e do potencial de Goiânia”, descreveu Dilma Rousseff durante solenidade de lançamento das obras do corredor BRT Norte Sul, no Paço Municipal.
O novo terminal de passageiros do Aeroporto de Goiânia terá dois andares e 34,1 mil m², que abrigarão quatro pontes de embarque, 23 balcões de check-in, 11 elevadores, quatro escadas rolantes, três esteiras de restituição de bagagem e sete canais de inspeção (raio-x e detector de metal). Essa estrutura permitirá ao Aeroporto de Goiânia receber até 8,6 milhões de passageiros por ano, com uma demanda estimada de 4,8 milhões de embarques e desembarques para 2014.
Histórico
A obra foi barrada em 2007 pelo TCU (Tribunal de Contas da União) por suspeitas de irregularidades na licitação. O tribunal, que é responsável pela fiscalização das obras federais, levantou uma série de problemas no contrato das obras em Goiânia, entre eles suspeitas de superfaturamento. Os acusados alegaram que cumpriram o que estava no edital de licitação.
A obra vinha sendo executada por um consórcio formado pela Via Engenharia e Odebrecht. Depois da contestação e da determinação do TCU para suspensão das obras, outro motivo para o longo atraso foi a contestação judicial das empresas contra a Infraero. Posteriormente, o Ministério da Defesa decidiu cancelar todos os contratos de aeroportos sob suspeita.
O primeiro processo licitatório começou em 2002. Após algumas suspensões, o consórcio formado pela Odebrecht e a Via Engenharia prosseguiu os trabalhos até abril de 2007. A
As obras foram retomadas em setembro de 2013. O aeroporto Santa Genoveva foi construído em 1955. Desde 2007, quando as obras do novo terminal foram paralisadas, o aeroporto passou apenas por obras de manutenção.
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