Publicidade
Notícias do Estado
| Em 1 ano atrás

Dia do Doador de Sangue: homem já salvou mais de 180 vidas em sete anos de doação no Hugol

Compartilhar

Em sete anos como doador de sangue, Rui Ferreira já realizou mais de 61 doações. Cerca de 38 litros de sangue que salvaram aproximadamente 180 vidas, no Hugol (Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira), em Goiânia. Em comemoração ao Dia Nacional do Doador de Sangue, celebrado neste sábado (25), o Hugol promoverá uma série de homenagens aos doadores mais frequentes.

Com efeito, Rui, o doador de sangue que realizou mais doações em toda a história do Hugol, vai receber uma honraria especial: o título de Doador Diamante. Além de Rui, a homenagem será feita a outros 32 doadores convidados, com entrega de medalhas e certificados, na próxima segunda-feira (27).

Publicidade

De acordo com o Banco de Sangue do Hugol, a primeira doação de sangue feita por Rui foi em março de 2016. Segundo o doador diamante, a iniciativa é motivada pelo ato de solidariedade ao próximo. “Não me recordo da primeira doação que fiz na vida, mas sempre doei pelo ato de solidariedade, com a intenção de ajudar quem estava precisando, mesmo que eu não conhecesse. Há sete anos mudei para a região Noroeste e comecei a doar no Banco de Sangue do Hugol. Fiquei muito feliz quando soube que ajudei tantas pessoas”, contou.

Publicidade

Banco de sangue em números

Somente de janeiro a outubro deste ano, o Hugol recebeu 7.726 doações de sangue. Uma média de 985 doações por mês. De acordo com o gerente médico do banco de sangue, Adriano Arantes, as doações frequentes no hospital são extremamente importantes para garantir o bom funcionamento da unidade.

Publicidade

Por ser um hospital referência em atendimento de urgência e emergência no Centro-Norte do Brasil, a manutenção de um estoque seguro e de doadores fidelizados garantem a assistência hemoterápica aos pacientes encaminhados ao Hugol. Segundo balanço realizado pelo banco de sangue, cerca de 220 pacientes recebem transfusões sanguíneas por mês.

Além da demanda dos pacientes ser grande, é comum que os pacientes precisem de mais de um bolsa de sangue durante a internação, totalizando aproximadamente 900 transfusões.“O Hugol é um hospital de urgência e emergência que recebe paciente com queimaduras, politrauma e cirurgias cardíacas. Com isso, a demanda de transfusões sanguíneas é grande e a necessidade de um estoque de sangue robusto e seguro é essencial”, destacou Adriano.

Publicidade

O Banco de Sangue do Hugol funciona de segunda à sexta-feira, das 7h às 18h30, e aos sábados, das 7h às 12h. Para mais informações ou dúvidas sobre como se tornar um doador de sangue, entre em contato com a Unidade de Coleta e Transfusão do Hugol, pelo número: (62) 3270-6662 ou pelo WhatsApp: (62) 3270-6661.

Publicidade
Luana Cardoso

Atualmente atua como repórter de cidades, política e cultura. Editora da coluna Crônicas do Diário. Jornalista formada pela FIC/UFG, Bióloga graduada pelo ICB/UFG, escritora, cronista e curiosa. Estagiou no Diário de Goiás de 2022 a 2024.