O Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) apurou que existem mais de 136 mil processos para a retirada da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) que vão vencer até dezembro, conforme resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Os processos têm validade de 12 meses após o candidato à CNH dar entrada no órgão, mas esse total apurado vem da época da pandemia. A resolução é válida para quem iniciou o processo a partir de março de 2019.
Na manhã desta terça-feira (8), o presidente do Detran-GO, Waldir Soares, vai detalhar como os candidatos devem agir para não perderem seus processos. O levantamento atual mostra que precisamente 136.897 processos remanescentes do período da pandemia encontram-se sem conclusão até o momento.
O Contran havia autorizado várias prorrogações, mas agora o prazo final vence em dezembro de 2024.
Foram beneficiados com maior prazo cerca de 2 milhões de candidatos com processos de habilitação ativos nos órgãos e entidades executivos de trânsito em todos os estados. São pessoas que passaram por dificuldades para retirar a habilitação ou concluir o processo durante a pandemia.
Com a deliberação do Contran, os candidatos obtiveram mais uma oportunidade para obter a aprovação na categoria pretendida e assim concluir o processo de habilitação. Mesmo assim, como revela o levantamento do Detran-GO o número de candidatos que ainda não finalizaram a etapa continua alto.