25 de novembro de 2024
Educação no Trânsito

Detran e Educação de Goiás estudam inclusão de disciplina voltada ao trânsito em escolas estaduais

A ideia é para a implantação de três módulos, que podem dispensar o cidadão do exame teórico e viabilizar a aquisição da CNH Social
Sala de aula em Goiás. Foto: Divulgação
Sala de aula em Goiás. Foto: Divulgação

O Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) e a Secretaria Estadual de Educação (Seduc) estudam, atualmente, medidas para a implantação de uma disciplina voltada ao trânsito em escolas da rede pública do Estado. De acordo com o autor da proposta e presidente do órgão, Eduardo Machado, trata-se de uma medida que visa conscientizar, desde cedo, a população, com relação à educação no trânsito, além de facilitar a formação do condutor, visto que os módulos oferecidos poderão, segundo ele, facilitar a aquisição da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Social e ainda dispensar o cidadão do exame teórico.

“A pessoa entra no Ensino Médio, começa a cursar a educação no trânsito em três módulos. Ao terminar o terceiro módulo, a pessoa já passa a ter direito à CNH Social, do Governo de Goiás, e também fica dispensada do exame teórico do Detran”, explica o dirigente. A disciplina deverá contar com três módulos, com duração de um ano, cada, e pode ser ofertada na modalidade de Ensino à Distância (EAD). 

A proposta será analisada por técnicos da Seduc, para elaboração de projeto com os critérios que devem ser estabelecidos, bem como sua forma de aplicação. De acordo com Machado, os profissionais avaliaram a ideia, em uma primeira reunião, como algo viável. Além disso, o gestor afirmou, em entrevista ao Diário de Goiás, não conter impedimentos jurídicos para a implantação da disciplina nas escolas. 

Outra reunião está prevista com a secretária da Educação, Fátima Gavioli, para debate da proposta. Se aprovado, o projeto deverá ser conduzido por profissionais especializados, segundo o presidente do Detran. “Nós temos, hoje, uma turma de examinadores que foram aprovados em processo seletivo e não estão sendo utilizados como deveriam. A ideia é utilizar essa turma para ficar à frente da disciplina”, frisou.


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