O Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia – Iris Rezende Machado (HMAP), conhecido como o “Gigante do Centro-Oeste”, realizou em 2023 mais de 142 mil atendimentos. O levantamento abrange procedimentos cirúrgicos (7.502), exames de imagem (96.779) e laboratoriais (30.397) e consultas ambulatoriais (7.488). Os dados são da unidade, que é considerada uma das melhores da América Latina.
Em novembro de 2023, o hospital de Aparecida foi apontado como o 18º lugar na lista organizada pela América Economia e IntelLat: ‘Ranking de Clínicas e Hospitais da América Latina‘. A posição também representa o 5º melhor no cenário nacional, o 2º melhor da rede pública do País e o 1º do Centro-Oeste.
O levantamento de dados para o ranking durou mais de três meses e envolveu 46 hospitais de 10 países. Além da empresa de pesquisas IntelLat, o levantamento também é promovido pela revista América Economia, veículo de destaque no mercado de publicações sobre economia e negócios, que está envolvida com a premiação há mais de uma década.
Inaugurado em dezembro de 2018, o HMAP é o maior hospital do Estado construído por uma prefeitura. A unidade conta com 235 leitos operacionais, sendo 35 UTI´s adultas e 10 pediátricas, 180 apartamentos e 10 salas cirúrgicas. O acesso aos serviços do Hospital é feito via Central Municipal de Regulação.
“O total de atendimentos de 2023 comprova a importância do HMAP para a população, sobretudo a de Aparecida, e a força desse gigante que oferece o que há de melhor em cuidado, eficiência e tecnologia às pessoas. É um verdadeiro caso de sucesso no Sistema Único de Saúde (SUS)”, afirma o prefeito de Aparecida, Vilmar Mariano.
O secretário de Saúde Alessandro Magalhães enfatiza que o HMAP é “a principal vitrine do aprimoramento em todos os níveis da Saúde Pública em Aparecida. A Prefeitura tem investido muito, nossos profissionais são altamente capacitados e trabalhamos sempre por mais tecnologia e excelência à serviço da população”, afirmou.
A promessa é que em 2024 a área da saúde siga sendo uma prioridade. “O SUS ainda não é o Sistema perfeito com o qual todos nós sonhamos, porém, em Aparecida, estamos empenhados, com muito planejamento e o melhor aproveitamento possível dos recursos públicos, em corrigir entraves, superar desafios e salvar vidas”, finaliza Alessandro.