A rede social X (Antigo Twitter) está fora do ar no Brasil após determinação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Com isso, a rede social não tem data prevista para voltar as suas atividades em território nacional. Alguns internautas lamentaram o ocorrido, outros há algum tempo vêm deixando a comunidade virtual em desuso.

Segundo o diretor de redação do Diário de Goiás, Altair Tavares, a rede social não possui relevância no seu dia a dia. “Já passei meses sem navegar e nem postar no X porque a minha atenção está voltada para as outras redes. Como a rede mudou muito nos últimos anos, já não sentia necessidade alguma de passar por lá. Em resumo, sem o X minha vida não muda nada”, afirmou.

Publicidade

Já para a estudante de Direito Laís Ferreira, a rede social serve como um espaço para um debate sobre assuntos de relevância nacional e internacional, e sentira falta de expor suas ideias por lá. “Eu o uso para me manter atualizado com notícias em tempo real, conectar-me com amigos e seguir assuntos de interesse, vou sentir falta dessa fonte de informação rápida e dessas interações sociais. Além disso, o Twitter é conhecido por ser uma plataforma de debates e de discussões de diversos pontos de vista, o que pode ser difícil de substituir”, pontuou.

Publicidade

Famosos se despedem de plataforma

Um dos influenciadores mais famosos do país, Felipe Neto, apoia a medida e postou um singelo “Tchau, pessoal” e aconselhou os fãs a não burlarem a legislação para acessar a rede social via VPN, sob o risco do pagamento de multa diária de R$ 50 mil. A cantora e atriz Cleo também publicou um “tchau, gente”, junto a um emoji de coração.

Publicidade

Jesilane Alves, ex-BBB, expressou confusão sobre o futuro da plataforma: “Agora que voltei para o Twitter X, ele vai acabar?”. O ator José de Abreu compartilhou uma fala de Lula sobre o assunto: “Ele pensa que é quem? Ele tem que respeitar a Suprema Corte Brasileira. Se não for assim, esse país nunca será soberano”. Já a atriz Ingrid Guimarães questionou a existência da plataforma: “Gente essa rede ainda existe?”.

Entenda o caso

A rede social X, antigo Twitter, já está bloqueada no território brasileiro. Desde o início da manhã deste sábado (31), usuários de algumas operadoras de telefonia celular relataram não conseguir mais acessar a plataforma, enquanto outros ainda afirmavam que ela estava disponível.

Publicidade

O bloqueio na internet do país se dá em cumprimento à decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, que determinou na sexta-feira (30) a suspensão do X no Brasil. Vale lembrar que no último dia 17, Musk anunciou o fechamento da sede da empresa no Brasil e acusou Moraes de ameaça. O anúncio foi feito após sucessivos descumprimentos de determinações de ministro. Entre elas, a que determinou o bloqueio do perfil do senador Marcos do Val (Podemos-ES) e de outros investigados.

Alexandre de Moraes também determinou a aplicação de multa diária de R$ 50 mil para pessoas físicas e jurídicas que utilizarem uma VPN (Virtual Private Network), uma espécie de rede privada utilizada na internet para escapar de restrições a sites suspensos.

Publicidade