O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, anunciou nesta quinta-feira (20) que pretende concorrer à Presidência da República nas eleições de 2026, pelo seu partido União Brasil (UB). Em um evento na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em Goiânia, ele disse que “desde menino” sonha em disputar a presidência da república.
“Isso será decidido pelo partido”, respondeu o governador ao ser questionado sobre provável candidatura, antes de reunião na OAB/GO na quinta (20/08)
Caiado, que é médico, professor e membro de uma família tradicional da política goiana, já foi candidato a presidente em 1989, pelo Partido Social Democrático (PSD), mas obteve menos de 1% dos votos. Na época, ele era presidente da União Democrática Ruralista (UDR), entidade que defende os interesses dos produtores rurais.
Leia também: Na OAB, Caiado volta a reprovar reforma tributária: “vai atingir duramente os profissionais liberais”
Em 2022, Caiado foi reeleito governador de Goiás com 51,81% dos votos válidos, derrotando Gustavo Mendanha (Patriota), que teve 25,20%. Caiado se destacou pela gestão da pandemia da Covid-19, pela recuperação fiscal do estado e pelo combate à corrupção.
O União Brasil é um partido fundado por Caiado em 2022, após ele deixar o Democratas (DEM). O partido se define como de centro-direita, liberal na economia e conservador nos costumes.
Leia mais sobre: Eleições 2026 / Ronaldo Caiado / Goiás - Estado