“Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil”. este é o tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022. A informação foi divulgada pelo ministro da Educação, Victor Godoy, em uma rede social. A redação faz parte do primeiro dia de prova, realizada neste domingo (13).
A prova teve início às 13h30. Os candidatos terão até as 19h para terminar o exame. A prova de redação do Enem exige a produção de uma dissertação, em que o candidato precisa defender um ponto de vista.
Além da redação, os candidatos fazem as provas de linguagens e ciências humanas neste primeiro dia de Enem. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela realização das provas, divulgou nesta semana os números oficiais do exame, que é a principal forma de ingresso no ensino superior público, pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), de obtenção de bolsas por meio do Programa Universidade para Todos (Prouni) e de participação no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Ao todo, 3.331.566 candidatos farão o Enem impresso e 65.066, o digital. A maioria está nos estados de São Paulo (527.097),Minas Gerais (301.350) e Bahia (260.331). As mulheres representam 61% dos candidatos e as pessoas negras, soma de pretos e pardos, 54,8% dos inscritos.
A novidade desta edição é que serão aceitos os documentos digitais com foto do e-Título, CNH digital e RG digital, que deverão ser apresentados nos respectivos aplicativos oficiais Não serão aceitas fotos da tela do celular.