22 de novembro de 2024
Urnas eletrônicas

Deputado goiano pede convocação de ministro da Defesa para explicar ataques ao TSE

Requerimento de Elias Vaz tem como objetivo esclarecer posições do general Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira sobre o processo eleitoral
Ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira disse que “não há sistema que não mereça aperfeiçoamento”
Ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira disse que “não há sistema que não mereça aperfeiçoamento”

O deputado federal goiano Elias Vaz (PSB) protocolou requerimento para que o ministro da Defesa, general Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, seja convocado a dar explicações à Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara sobre os ataques ao trabalho do Tribunal Superior Eleitoral e exigências feitas ao órgão em razão das eleições de outubro.

“As Forças Armadas têm pressionado o TSE, alegando uma suposta fragilidade nas urnas e forçando para que haja uma auditoria externa. Esses constantes questionamentos da segurança do sistema de votação não têm qualquer base legal e soam como ameaça ao processo democrático”, afirma o deputado.

Em audiência na Câmara no mês passado, o ministro da Defesa defendeu que “não há sistema que não mereça aperfeiçoamento”. O requerimento lembra que o Ministério da Defesa tem insistido na realização de uma reunião entre militares do Comando de Defesa Cibernética e técnicos civis da Justiça Eleitoral.

“Mesmo sem ter qualificação para isso, as Forças Armadas querem discutir critérios adotados pelo TSE, seguindo a postura defendida pelo partido do presidente Jair Bolsonaro [PL]. Essas tentativas de interferência no processo eleitoral são inaceitáveis”, pontua o parlamentar.


Leia mais sobre: / Política