O feriado prolongado de Nossa Senhora Aparecida foi repleto de incômodo, reclamações e muito mau cheiro pelas ruas da capital. Desde as primeiras semanas de outubro, moradores de Goiânia manifestam indignação em relação a falta de coleta de lixo na cidade. Há registros de acúmulo de dejetos em todas as regiões.
Em resposta as reclamações de que a cidade estaria virando “um lixão a céu aberto”, o prefeito Rogério Cruz (Republicanos) anunciou nesta segunda-feira (16), que a coleta de lixo será normalizada ainda esta semana. “Com o retorno de caminhões que estavam em manutenção para a operação, e com atenção total da companhia, a normalização ocorrerá nesta semana”, justificou o prefeito.
De acordo com Cruz, o prazo foi estabelecido em reunião com o presidente da Comurg, Alisson Borges. “Tenho acompanhado este assunto de perto para garantir que a cidade e os cidadãos não sejam prejudicados por problemas históricos da Companhia”, pontuou. A explicação para o acúmulo de lixo orgânico na capital foi a falta de caminhões para a coleta devido a problemas na manutenção.
Nas redes sociais, goianienses relatam problemas com a limpeza da cidade e fazem queixa sobre o atraso na coleta. “É com grande frustração que venho expressar minha indignação em relação à coleta de lixo em Goiânia, mais especificamente no Setor Leste Vila Nova. Na última semana, tenho testemunhado um problema crescente que está afetando a qualidade de vida de todos que residem nesta área”, relatou internauta.
De acordo com um morador do setor Pedro Ludovico, o caminhão de lixo não passa há uma semana. “Alô @prefeituradegyn acabou a coleta de lixo da cidade? É cada um por si agora?? Uma semana sem coleta, setor Pedro Ludovico, Goiânia!”, publicou, com imagens do lixo acumulado na calçada.
Outro morador registrou as imagens do lixo acumulado na calçada, no Setor Oeste, e denunciou: “As propagandas, pintam um quadro cor-de-rosa, mas a realidade é diferente. O lixo se acumula no Setor Oeste de Goiânia há dias, mostrando que nem tudo é um paraíso”.