O novo decreto da Prefeitura de Goiânia que busca a prevenção e o combate à proliferação da Covid-19 tira diversas restrições e libera atividades que estavam há mais de um ano e meio fechadas em decorrência da pandemia. A partir de agora eventos em locais abertos podem receber até 50% da capacidade de ocupação. “Eventos em locais abertos que caibam até 4 mil pessoas estão liberados até 2 mil pessoas”, comenta o prefeito Rogério Cruz (Republicanos). O texto será publicado nesta sexta-feira (24/09).
Na onda de eventos e da vida noturna a Prefeitura também liberou o funcionamento de boates no horário de funcionamento estabelecido no alvará. “Os baladeiros, as boates estão liberadas, desde que seja até 50% do total de quinhentas pessoas. A boate tem que caber 1000 pessoas para caber até 500 pessoas”, pontuou Cruz. A medida deve promover a reabertura de diversas casas que haviam anunciado o fechamento durante o período pandêmico.
Também haverá impacto nas restrições das escolas que agora praticamente voltam à normalidade sem maiores restrições, apenas estabelecendo o distanciamento que passa a ser de 1m² entre uma mesa e outra e também 2m² entre os estudantes e professores. Os cursos livres também tem concessão para funcionarem pessoalmente.
Rogério Cruz destaca ainda que as medidas preventivas para combate continuam e devem ser respeitadas em todos os estabelecimentos, mesmo com as flexibilizações. “O uso da máscara, o álcool em gel, esses protocolos permanecem. Não estamos livres da pandemia, mesmo estando imunizados da primeira ou segunda dose, as pessoas devem continuar com as medidas preventivas”, concluí.