Publicidade
Categorias: Tecnologia
| Em 5 anos atrás

Debate sobre ações para o setor energético é promovido por deputado em conjunto com senador

Compartilhar

O presidente da Comissão de Minas e Energia da Assembleia Legislativa deputado estadual Virmondes Cruvinel (Cidadania) vai realizar mais uma reunião do Fórum Permanente de Assuntos Relacionados ao Setor Energético do Estado de Goiás. O encontro vai acontecer das 09h às 12h, desta sexta-feira (28/06) na Faculdade Senac, no setor Santa Genoveva, em Goiânia. O senador por Goiás, Vanderlan Cardoso (PP), presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia e Informática (CCT) do Senado Federal, é um dos convidados da reunião.

A reunião vai discutir diversos assuntos como aspectos relativos à tributação, financiamento, desburocratização dos modelos de negócio e desenvolvimento da cadeia produtiva, Cidades Inteligentes e Carros Elétricos. Virmondes Cruvinel vai aproveitar a presença do senador Vanderlan no encontro para externar algumas solicitações para o setor em Goiás.

Publicidade

Um dos enfoques será a atuação junto ao Conselho Deliberativo da Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Condel) para viabilizar a estruturação da linha de crédito para pessoa física, ainda não regulamentada pela Superintendência de Goiás do Banco do Brasil. Outro ponto em discussão será o apoio do senador para pleitear junto ao Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) proposta de um novo convênio referente a regulamentação da Resolução 487/2012 da Aneel para que os Estados da Federação possam aderir e terem os mesmos direitos que o Estado de Minas Gerais em  relação a isenção do ICMS até 5MW e a regulamentação das modalidades de Geração Distribuída Solar Fotovoltaica.

Publicidade

O presidente da Comissão de Minas e Energia da Alego ainda quer apoio do senador goiano para conseguir recursos financeiros destinados à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), para a criação da Rede Goiana de Inovação Tecnológica do Setor Energético do Estado de Goiás e apoio para a realização do Planejamento Estratégico da Matriz Energética goiana e ainda para encampar a luta pela viabilização de leilões de geração de energia elétrica regionalizados para o estado de Goiás.

Publicidade

Também vão participar das discussões o chefe de gabinete da Fapeg, Marlon dos Santos Teixeira, e a superintendente de Inovação, Ciência e Tecnologia da Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Inovação, Christiane Taveira.

Publicidade
Domingos Ketelbey

Jornalista e editor do Diário de Goiás. Escreve sobre tudo e também sobre mobilidade urbana, cultura e política. Apaixonado por jornalismo literário, cafés e conversas de botequim.