A ferramenta de monitoramento das ruas e avenidas de Goiânia, contratada pela Prefeitura da Capital em fevereiro, tem surpreendido a área de planejamento, dando mais efetividade aos trabalhos de manutenção urbana. Um exemplo foi no número de buracos, mapeados em 60 mil no início do levantamento, em março, e agora em 3 mil.
A informação veio do secretário municipal de Infraestrutura, Denes Pereira, durante entrevista ao editor do Diário de Goiás, Altair Tavares, esta semana. Goiânia foi a primeira capital a contratar os serviços da empresa, a Mapzer, que utiliza um “carro robô” para o mapeamento à base de inteligência artificial.
Denes Pereira exemplifica que o monitoramento tem contribuído para agilizar a correção também de bocas de lobo entupidas, de recapeamento asfáltico, entre outros serviços.
Tipos de ocorrência
No total, a plataforma identifica 21 tipos de ocorrências, dentre elas: buracos nas vias; asfalto danificado; sinalização viária irregular, danificada ou apagada; lixo irregular, materiais de construção, equipamentos e veículos obstruindo vias e calçadas; caçambas de entulhos dispostas em área irregular; entulhos dispostos em via ou calçada; mato alto; animais mortos nas vias ou calçadas e placas comerciais irregulares.
A rapidez na manutenção é possível na medida em que a ferramenta antecipa à prefeitura os pontos com problema e as equipes podem se dirigir a eles organizadas para o volume exigido de serviços. O resultado, como mostrou reportagem do Diário de Goiás em maio, já era de queda de 33% no número de buracos, por exemplo.
Previsão antecipada
Conforme o secretário, antes de partir para determinada região da cidade, as equipes já sabem, por exemplo, o volume de massa asfáltica ou guias de meio-fio, tampas de boca de lobo e de pvs (poços de visita) que serão necessárias para os problemas mapeados pela inteligência artificial.
No mutirão que transcorre no final desta semana na Região Noroeste, por exemplo, houve o mapeamento antecipado e isso agilizou a realização dos serviços na parte de infraestrutura, que já estão em andamento.
“Com as ferramentas de tecnologia podemos avançar e otimizar o serviço público, podemos mapear em tempo real esse serviço”, afirma o secretário, completando que “temos tido muito sucesso”. A chave, salienta, é a possibilidade de antecipar qual a quantidade de insumos, mão de obra e tudo o que for necessário antes de partir para a operação nas ruas da cidade.
Polêmica superada e canais ativos
Segundo Denes Pereira, a polêmica inicial quanto ao preço do contrato (cerca de R$ 2 milhões) foi natural pela novidade que o serviço envolvia e que, inclusive, era prestado somente por esta empresa, nacionalmente. Com os resultados positivos ilustrados nos números, as críticas sumiram.
Outra observação que o secretário faz é que as equipes de outros órgãos como a Companhia Municipal de Urbanização (Comurg), Agência Municipal de Meio Ambiente (Amma) e Secretaria Municipal de Mobilidade (SMM) usufruem das informações fornecidas pelo “carro robô”.
Além disso, salienta, os canais para que a população solicite normalmente os serviços, como pelo aplicativo Prefeitura 24h (WhatsApp 9-8493-7229) continuam ativos.
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