A pesquisa Datafolha divulgada neste sábado (3) aponta aprovação de 35% para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O índice de reprovação foi de 33%. A avaliação é semelhante a recebida pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no mesmo período do governo.
O levantamento também apontou que o governo de Lula é considerado regular por 30% dos eleitores entrevistados. À mesma altura do mandato, Bolsonaro, antecessor e principal oponente de Lula, registrava aprovação de 37% e reprovação de 34%.
Especialistas destacam que resultado reflete o cenário de extrema polarização instaurado no país. Desta vez, a pesquisa sinaliza estabilidade para Lula, já que no último levantamento, feito entre 4 a 13 de junho, o petista obteve 36% de aprovação (ótimo ou bom), 31% de reprovação (ruim ou péssimo) e 31% regular.
A pesquisa sinaliza, ainda, que o presidente possui maior aprovação entre os nordestinos, com 49% que o consideram ótimo ou bom, entre os menos escolarizados (47%), os mais pobres, que ganham menos de dois salários mínimos mensal (42%) e entre pessoas de 45 a 59 anos (42%).
A pesquisa Datafolha ouviu 2.040 pessoas com idade superior a 16 anos em 146 municípios brasileiros, entre os dias 29 a 31 de julho. A margem de erro do levantamento é de dois pontos para mais ou menos.