Um levantamento realizado pelo Datafolha e divulgado nesta quarta-feira (28) pelo Jornal Folha de S. Paulo, mostra que 32% dos brasileiros se dizem petistas, enquanto 25%, bolsonaristas. Para critério da pesquisa os entrevistadores do instituto apresentaram uma escala de 1 a 5 aos entrevistados, onde 1 seria bolsonarista e 5, petista.
Do total de entrevistados, 7% se declararam no nível 2, ou seja, se aproximando mais do presidente Jair Bolsonaro (PL), enquanto 9% se declaram no nível 4, mais próximo do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Ao mesmo tempo, 20% se colocam em nível 3, ou seja, em posição intermediária a esses dois grupos.
De acordo com o instituto, os jovens de 16 a 24 anos são os que mais se identificam com essa posição política mais neutra, representando cerca de 33% dos entrevistados.
A pesquisa foi realizada nos dias 19 e 20 de dezembro. O instituto ouviu 2.026 entrevistados de 16 anos ou mais em 126 município de todas as regiões do país. A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.