05 de dezembro de 2025
Saúde e Gestão

Curso em Goiânia ensina Eneagrama como ferramenta para gestão de saúde mental no trabalho

A metodologia, reconhecida internacionalmente, identifica nove perfis de personalidade e ajuda no desenvolvimento de competências socioemocionais
Curso em Goiânia ensina Eneagrama como ferramenta para gestão de saúde mental no trabalho. Foto: Reprodução/Internet.
Curso em Goiânia ensina Eneagrama como ferramenta para gestão de saúde mental no trabalho. Foto: Reprodução/Internet.

Profissionais de diversas áreas terão a oportunidade de aprender a aplicar o Eneagrama no ambiente corporativo durante uma formação intensiva em Goiânia, no dia 30 de agosto. O curso, que será realizado na Academia do Cuidar, das 8h às 17h, busca preparar líderes e equipes para lidar com os novos desafios impostos pela atualização da Norma Regulamentadora nº 01 (NR 01), que agora exige das empresas a gestão de riscos psicossociais no ambiente de trabalho.

A metodologia, reconhecida internacionalmente, identifica nove perfis de personalidade e ajuda no desenvolvimento de competências socioemocionais. De acordo com o psicólogo Eduardo Corcelli, especialista na metodologia e responsável pela formação, compreender como as pessoas reagem sob pressão é essencial para prevenir desgastes emocionais e melhorar o ambiente de trabalho. “O curso oferece um caminho prático para que líderes e gestores possam alinhar comportamentos e competências, prevenindo situações que podem levar a assédio, conflitos e baixa produtividade”, explica.

Exigência no mercado

Desde o fim de maio, está em vigor a atualização da Norma Regulamentadora nº 01 (NR 01), que estabelece diretrizes para a gestão de saúde e segurança no ambiente de trabalho. A principal novidade da mudança é a inclusão obrigatória da avaliação e gestão de riscos psicossociais como estresse, esgotamento emocional, assédio e ansiedade, por parte das empresas.

A exigência tem levado corporações de diferentes setores a buscar ferramentas práticas que ajudem a lidar com os impactos emocionais do trabalho. Uma das metodologias que vem ganhando destaque nesse cenário é o Eneagrama, sistema internacional que identifica nove perfis de personalidade e padrões de comportamento. A técnica é usada para promover autoconhecimento, inteligência emocional e melhores relações interpessoais dentro das organizações.

Transtornos mentais afastam quase 500 mil trabalhadores em 2024

A preocupação com os riscos psicossociais não é nova, mas os dados recentes reforçam a urgência do tema. Segundo o Ministério da Previdência Social, só em 2024, quase meio milhão de trabalhadores foram afastados por transtornos mentais o maior número registrado em uma década.

Para Corcelli, o investimento em saúde mental e autoconhecimento não deve ser visto apenas como uma exigência legal, mas como uma estratégia de prevenção. “Prevenir é mais eficiente do que remediar, e o autoconhecimento é uma das principais ferramentas para isso”, ressalta.

Serviço:

Formação em Eneagrama – Inteligência Emocional para o Ambiente de Trabalho
Local:
Academia do Cuidar – Rua 84, nº 485, Centro, Goiânia – GO
Data: 30 de agosto de 2025
Horário: das 8h às 17h
Mais informações: @eduardocorcelli (Instagram)


Leia mais sobre: / / / / Cidades / Notícias do Estado