Publicidade
Política
| Em 2 meses atrás

Curitibano aponta criminalidade como maior problema, enquanto goianiense coloca em 9º lugar

Compartilhar

Goiânia vem depois de Curitiba em termos populacionais, com 1,4 milhão, contra 1,8 milhão de habitantes, mas quando o assunto é criminalidade, Goiânia fica na frente em termos de segurança como fator de qualidade de vida. Pesquisas Atlas Intel realizadas antes do segundo turno das eleições desse ano na 9ª e na 10ª capitais mais populosas do Brasil, respectivamente, Curitiba e Goiânia, mostram que a criminalidade é a maior preocupação do curitibano, enquanto o goianiense coloca essa questão em 9º lugar na lista de problemas.

O curitibano tem uma sensação de insegurança maior e 50% dos entrevistados pela Intel apontam a criminalidade como o principal problema. Por ordem de escolha, ela vem à frente de saúde (41%), população de rua (35%), degradação do Centro (30%), educação (25%), transporte público (21%), engarrafamentos (20%), habitação e moradia (14%), corrupção (11%), má conservação de ruas, calçadas e áreas de lazer (11%), desordem urbana e barulho (8%), burocracia e barreiras para negócios (6%), poluição (2%) e limpeza urbana (0,4%).

Publicidade

Já para os moradores de Goiânia, a saúde é o maior problema da lista (72%). Nos mesmos quesitos apresentados pelos pesquisadores, ela é seguida de educação (43%), limpeza urbana (38%), corrupção (25%), engarrafamentos (24%), transporte público (13%), má conservação de ruas, calçadas e áreas de lazer (13%), degradação do Centro (13%), criminalidade (12%), burocracia e barreiras para negócios (7%), população de rua (7%), desordem urbana e barulho (7%), poluição (3%) e habitação (2%).

Publicidade

Leia também: Segurança Pública apresenta números de queda nos índices de criminalidade em Goiás

Publicidade

Como o combate à criminalidade, em primeira instância, é uma política estadual, embora a cada dia cresça a importância das guardas civis municipais, a comparação entre as duas capitais indica que o trabalho na área de Segurança Pública por parte do governador Ronaldo Caiado (UB) tem tido um resultado maior para Goiânia do que o do governador paranaense, Ratinho Júnior (PSD) para Curitiba.

A percepção poderia levar a outra no sentido de afirmar que Caiado ajuda mais o candidato Sandro Mabel (UB), que disputa o segundo turno em Goiânia com Fred Rodrigues (PL), do que Ratinho Júnior ajudaria o candidato do partido dele, Eduardo Pimentel (PSD), que disputa com Cristina Graeml (PMB). Entretanto, curiosamente, a Atlas Intel revela que os dois, Mabel e Pimentel, lideram as preferências para o segundo turno exatamente com o mesmo percentual: 51,4%.

Publicidade

A pesquisa foi realizada com 1,9 mil eleitores de Curitiba entre 14 e 19 de outubro e divulgada nesta segunda-feira.

Em Goiânia, o instituto entrevistou 1,2 mil eleitores entre os dias 8 e 13 de outubro e divulgou o resultado no dia 14.

Publicidade