A Associação Brasileira de Sommelier, seção Goiás (ABS Goiás) elegeu sua nova diretoria, com a vigência 2023/26. A chapa Vitis Lupulus, constituída exclusivamente por sommeliers de vinho e cervejas, foi a escolhida para dirigir a gestão e as ações do triênio. A presidente Letticiae Bittencourt, foi eleita pela segunda vez consecutiva e como vice-presidente, Isabel Mores foi elegida.
Compõem também a diretoria os sommeliers Adriano Dantas de Oliveira, Lorenna Pinna, Flávia Costa, Ana Carolina Barroso, Kyka Macedo, Emilia Carvalho Almeida, Marcos Aurélio Pessoni. O conselho fiscal é formado pelos profissionais José Filho Anjos, Mauro Solano Amarante e Renan Abreu.
Em sua última gestão, a associação promoveu cursos de formação de sommeliers, degustações dirigidas, masterclass, viagens técnicas e outros encontros visando divulgar e viabilizar conhecimentos sobre vinho e demais bebidas aos 150 profissionais e enófilos associados.
Sem fins lucrativos, a ABS Goiás busca propagar a cultura do vinho e de outras bebidas, bem como seu consumo responsável. Para isso, a associação realiza cursos dirigidos a amadores e profissionais e de inúmeras atividades culturais e sociais.
Em âmbito nacional, a Associação Brasileira de Sommelier foi fundada no Rio de Janeiro, em 1983, por iniciativa do sommelier e restaurateur Danio Braga, italiano de Parma radicado no país há mais de 40 anos. A categoria é responsável por conquistas como a regulamentação da profissão de Sommelier, em 2011.
A ABS Brasil juntamente com as representações estaduais são filiadas à Association de la Sommellerie Internationale (ASI). Com sede em Paris, a ASI é a principal representante mundial desses profissionais.