Publicidade
Política
| Em 4 meses atrás

Cruz promete transformar Pronto-Socorro do Wassily Chuc em Hospital de Psiquiatria, se eleito

Compartilhar

O candidato à reeleição pela Prefeitura de Goiânia, Rogério Cruz (Solidariedade), destacou propostas para a saúde mental da população da capital. Durante debate promovido pela TV Brasil Central (TBC) na noite desta segunda-feira (19), Cruz prometeu transformar o Pronto-Socorro Psiquiátrico Professor Wassily Chuc em um Hospital de Psiquiatria Municipal.

A proposta do candidato inclui, ainda, a ampliação da capacidade de atendimento e melhorias na estrutura da unidade, com construção de 30 leitos, sendo 15 destinados a mulheres e 15 a homens. Cruz ponderou que o foco na saúde mental é uma resposta necessária às sequelas deixadas pela pandemia da Covid-19. “Hoje, temos essa preocupação com o fortalecimento dessa área. Nossa gestão trabalha para que, no próximo mandato, possamos criar um hospital psiquiátrico para cuidar da saúde mental dos goianienses”, afirmou.

Publicidade

Além disso, Rogério destacou a importância do fortalecimento da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), que abrange Atenção Primária à Saúde (APS), pronto-socorro e nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), onde o usuário recebe assistência multiprofissional e cuidado terapêutico conforme a situação de cada pessoa. O atual prefeito destacou que a readequação da RAPS é fundamental para garantir mais qualidade de vida à população. “A boa política de saúde mental é um dos pilares fundamentais para uma sociedade mais solidária, acolhedora, resiliente e justa”, concluiu o candidato.

Publicidade

Conforme o prefeito, somente no segundo semestre de 2023, mais de 50 mil atendimentos foram realizados na área ambulatorial psicossocial em Goiânia, e quase 3 mil atendimentos ocorreram no pronto-socorro psiquiátrico.

Publicidade
Luana Cardoso

Atualmente atua como repórter de cidades, política e cultura. Editora da coluna Crônicas do Diário. Jornalista formada pela FIC/UFG, Bióloga graduada pelo ICB/UFG, escritora, cronista e curiosa. Estagiou no Diário de Goiás de 2022 a 2024.