A 85ª Reunião Geral da Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP), que acontece em Brasília nesta terça-feira (28), reuniu lideranças políticas de todo o Brasil. O prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, esteve presente na abertura do encontro nacional para participar de discussões relacionadas a financiamento da saúde, desenvolvimento sustentável, mobilidade urbana, dentre outros.
A Reunião da Frente Nacional de Prefeitos acontece até a próxima quinta-feira (30). Durante o evento, a entidade, antes Frente Nacional de Prefeitos, apresentou atualização da marca, com a inclusão da palavra Prefeitas no nome, em prol da igualdade de gênero na política. O grande objetivo geral do evento é reforçar o pacto federativo e participação dos municípios em agendas como sustentabilidade, reforma tributária, financiamento do transporte e saúde.
De acordo com Cruz, sua participação é voltada para o debate junto a articulações políticas para encaminhar soluções efetivas para Goiânia. “As grandes cidades têm assumido a responsabilidade de garantir um futuro autônomo e que assegure os interesses dos cidadãos. É nas cidades que os munícipes estudam, tratam da saúde, se locomovem por meio do transporte coletivo, enfim, é nas cidades que a vida acontece”, explica o prefeito.
O presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin, esteve presente e participou ao lado dos prefeitos, incluindo Cruz, e outros representantes. Alckmin ressaltou a importância da gestão descentralizada, com protagonismo dos municípios, e afirmou que o prefeito é “o governo mais próximo da população”. “Quanto mais descentralizarmos e fortalecemos a federação, mais ganha o povo”, destacou o vice-presidente.
O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, falou sobre a atuação da Frente Nacional de Prefeitos durante a tramitação da Reforma Tributária. “Vamos iniciar o ciclo de fortalecimento de municípios nesse país com apoio do governo federal”, pontuou Padilha.
Estiveram presentes na abertura da reunião, dentre outras autoridades, o presidente da Caixa, Carlos Antônio Vieira Fernandes; vice-governadora do DF, Celina Leão; vice-presidente do Banco do Brasil, Felipe Prince, e presidente em exercício do Senado, Veneziano Vital do Rêgo.