O Anuário Brasileiro de Segurança Pública, publicado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, nesta quinta-feira (18), aponta Goiás como um dos estados mais seguros do país, com redução nos índices de criminalidade. Este ano, nenhuma cidade goiana esteve entre as 10 mais violentas do Brasil.
Conforme os dados, que comparam as ocorrências registradas nos anos de 2022 e 2023, houve queda nos registros de latrocínio (roubo seguido de morte), homícios dolosos e roubos. O governador Ronaldo Caiado (UB), que sempre enfatiza o trabalho do governo no combate à criminalidade, comemorou os resultados. “A polícia goiana como um todo tem cumprido sua função, dentro dos limites das leis, e a população reconhece”, celebrou Caiado.
Índices
Entre os índices analisados no anuário, o que apresentou maior queda em Goiás foi o crime de latrocínio, com redução de 57,6% de 2022 para 2023. Além dele, o homícidio doloso, aquele quando há intenção de matar, apresentou baixa de 11,5% no número de vítimas e mais 10,8% no número de ocorrências registradas em delegacias do estado. Já no caso de lesões corporais seguidas de morte, o decréscimo foi de 3,7%, na comparação com 2022.
Em relação aos crimes contra o patrimônio, o roubo de cargas apresentou a queda mais expressiva, de 52,3%. Na sequência, estão o roubo a residência que teve redução de 34,5% e o roubo de veículos com diminuição de 32,7% nos casos.
O roubo a transeuntes, nas ruas goianas, também teve queda de 32,3%, os furtos de veículos caíram 21,4% e as ocorrências de tráfico de drogas tiveram diminuição de 9,0%. Por fim, houve aumento na segurança dos estabelecimentos comerciais, nos quais o índice de roubo caiu quase 27%.
O secretário de Segurança Pública, Renato Brum, destacou o trabalho das forças de segurança goianas na realização de ações estratégicas para o combate à criminalidade no estado. “Os resultados positivos são frutos do trabalho incansável das forças de Goiás, em conjunto com as ações estratégicas e o investimento do Governo Estadual na área”, pontuou Brum.
Leia mais sobre: Anuário Brasileiro de Segurança Pública / Criminalidade / Segurança Pública de Goiás / Notícias do Estado