23 de dezembro de 2024
Cidades

Crimes de roubo no campo caem 37% em Goiás, diz SSP-GO

Batalhão Rural da PMGO. (Foto: PMGO)
Batalhão Rural da PMGO. (Foto: PMGO)

Os crimes de roubo na zona rural caíram 37% no primeiro semestre de 2021, em Goiás, quando comparado ao mesmo período do ano passado. É o que indicam dados do Observatório de Segurança Pública, divulgado pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-GO).

O índice tem queda mais acentuada quando comparado ao primeiro semestre de 2019, com 40,5%.

De janeiro a junho deste ano, o Batalhão Rural da Polícia Militar realizou 151 prisões em flagrante, a captura de 81 foragidos da justiça, apreensão de 167 armas de fogo, recuperação de 34 veículos furtados/roubados, além de 25.974 ações de monitoramento e 14.258 visitas rurais. Ao todo, 11.390 propriedades rurais foram cadastradas no sistema do Centro Integrado de Inteligência Comando e Controle.

A Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Rurais (DERCR), da Polícia Civil, nos primeiros seis meses de 2021, fez cinco operações. As ações resultaram em um total de 13 prisões, no cumprimento de 11 mandados de busca e apreensão, além da recuperação de 94 cabeças de gado e duas máquinas agrícolas, provenientes de crimes de furto e roubo na zona rural. Foram concluídos cinco inquéritos policiais, já remetidos ao Poder Judiciário.

“Esses números são frutos do trabalho de integração e de inteligência. O mais importante a se destacar é a ausência de vaidade. Não é aquela que quer fazer mais, que quer aparecer mais. Nós temos um inimigo em comum, que se chama violência e nós estamos de mãos dadas contra esse inimigo”, disse o secretário de Segurança Pública, Rodney Miranda. “A gente só comemora o zero”, enfatiza.


Leia mais sobre: Cidades