A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Goiânia vetou a entrada de crianças menores de 12 anos e pessoas que integram o grupo de risco da covid-19 em cemitérios da capital durante o feriado de Finados, no dia 2 de novembro.
Portanto, idosos e pessoas portadoras de comorbidades, como diabetes, cardiopatias, hipertensão e outras, terão entrada barrada nos cemitérios.
Ficou proibido o consumo de alimentos ou bebidas nas dependências dos cemitérios. Filtros e bebedouros também estão vetados. Lanchonetes que funcionam nesses locais devem seguir protocolos já existentes.
A nota informativa da SMS também determina que sejam estabelecidas estratégias para controlar o acesso de pessoas, limitando o número de visitantes nos horários de maior procura. O uso de máscara e a manutenção do distanciamento mínimo de 1,5m é obrigatório. Também devem ser disponibilizados, em locais estratégicos, higienizantes para as mãos dos visitantes.
Caso filas comecem a se formar na entrada dos cemitérios, funcionários devem orientar os visitantes a manter o distanciamento de segurança. Os ambientes fechados das áreas comuns também devem ser mantidos arejados e com ventilação natural.
As áreas comuns deverão ser limpas com água, sabão e hipoclorito de sódio (0,5%) ou outro desinfetante recomendado pelo Ministério da Saúde. Superfícies que são tocadas pelas mãos devem ser higienizadas com álcool 70%. Os banheiros devem disponibilizar insumos de higiene para os visitantes.
Os funcionários dos cemitérios devem usar máscaras e outros equipamentos de proteção individual, de acordo com a atividade desenvolvida. A nota informativa diz ainda que devem ser desestimuladas celebrações religiosas que estimulem aglomeração de pessoas.
Clique aqui para ver as instruções na íntegra
Leia mais sobre: Coronavírus em Goiânia / Dia de Finados / Destaque 2 / Goiânia