Brasil

Crescimento de 9,2% nas vendas de carros no Brasil em 2023

Segundo um relatório da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), a entidade que representa os distribuidores de veículos, divulgado nesta segunda-feira (04/09), em São Paulo, o mercado de automóveis teve um crescimento de 9,22% de janeiro a agosto deste ano, em relação ao mesmo período de 2022.

Entretanto, ao comparar agosto deste ano com agosto de 2022, houve uma queda de 1,1% nas vendas de automóveis, com um total de 153,4 mil unidades comercializadas. O presidente da Fenabrave, Andreta Jr, disse que isso se deve ao fim das medidas provisórias que garantia descontos na compra de veículos.

Leia também:

“As ações do governo federal permitiram o acesso do consumidor, que havia perdido poder de compra, aos veículos de entrada, o que demonstrou que o fator preço influencia na escala necessária para a recuperação do setor. As medidas provisórias foram muito importantes para aquecer, momentaneamente, o mercado”, analisou o executivo.

Mas, além do término dessas medidas, ele apontou problemas na liberação de crédito que estão afetando o setor. Ele destacou que “nas últimas semanas houve uma piora significativa na liberação de crédito, com um aumento de cerca de 20% nas recusas de financiamento pelas instituições financeiras”, restringindo o crédito e prejudicando o mercado.

Motos e caminhões

No que diz respeito às motocicletas, as vendas aumentaram 21,17% no acumulado de janeiro a agosto, totalizando 1,045 milhão de unidades emplacadas. Em agosto, as vendas de motos também cresceram 20,38%, com a comercialização de 142,7 mil motocicletas. Apesar desses resultados positivos, Andreta explicou que o setor também enfrenta desafios na obtenção de empréstimos. “Os consumidores estão buscando alternativas de crédito para comprar motos, especialmente aquelas com até 250 cilindradas, e o consórcio tem se destacado como uma opção sólida. Além disso, as vendas à vista também têm sido uma opção popular.”, destacou o executivo.

No segmento de caminhões, as vendas caíram 16,66% nos primeiros oito meses do ano, com 67,4 mil unidades vendidas. Em agosto, os emplacamentos de caminhões caíram 27% em comparação com o mesmo mês de 2022, com nove mil unidades vendidas.

O presidente da Fenabrave, comentou que “o mercado está se ajustando aos valores dos veículos e ressaltou que 77% dos caminhões emplacados em agosto foram com a tecnologia Euro 6 [norma que limita a emissão de poluentes para veículos a diesel]”. Ele espera que o setor seja favorecido pelos programas de financiamento anunciados recentemente pelo governo federal.

Redação / Diário de Goiás

Notícias Recentes

OAB-GO e TRE-GO firmam convênio para promover eleições da seccional online

Nesta terça-feira (13), a Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO) e o…

13/08/2024

Se eleito, Leandro Vilela promete implantar duas Policlínicas e ampliar o HMAP

O candidato a prefeito de Aparecida de Goiânia, Leandro Vilela (MDB), destaca a saúde entre…

13/08/2024

“Faria tudo diferente”, diz Rogério Cruz sobre possível nova gestão

O candidato à reeleição pela prefeitura de Goiânia, Rogério Cruz (Solidariedade), afirma que se vencer…

13/08/2024

Alexandre de Moraes manda bloquear rede social e R$ 50 milhões do senador Marcos do Val

Ministro reagiu após senador intensificar recentemente suas críticas à Corte e a Moraes nas redes…

13/08/2024

Em SP, Caiado destaca a empresários principais ações de seu governo em Goiás

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (UB), está cumprindo agenda em São Paulo durante esta…

13/08/2024

Com presença do ministro dos Transportes, construção de 6 viadutos em Formosa é autorizada

Governo federal investiu R$ 193 milhões na retomada dos seis viadutos, pontuou ministro no anúncio…

13/08/2024