23 de fevereiro de 2025
Educação infantil • atualizado em 29/01/2025 às 17:07

Creche da Irradiação Espírita abre 160 vagas em convênio com a Prefeitura de Goiânia

Ao todo, já foram abertas 6 mil vagas na educação infantil em 2025
Presidente da irradiação Espírita Cristã, responsável pelo CEI Dorothea Ribeiro Guimarães, José leopoldo. Foto: Altair Tavares/Diário de Goiás
Presidente da irradiação Espírita Cristã, responsável pelo CEI Dorothea Ribeiro Guimarães, José leopoldo. Foto: Altair Tavares/Diário de Goiás

A Prefeitura de Goiânia inaugurou, nesta quarta-feira (29), convênio com o Centro de Educação Infantil (CEI) Dorothea Ribeiro Guimarães, que garantiu 160 vagas na unidade, voltadas para crianças de seis meses a cinco anos de idade.

De acordo com o presidente da Irradiação Espírita Cristã, responsável pela instituição, José Leopoldo, o local, que funcionou por muitos anos de forma privada, buscou convênio com a administração municipal em 2023. No entanto, devido às burocracias, a implementação só foi viabilizada no presente ano.

Segundo o dirigente, o convênio é total. Ou seja, o poder público assume toda a responsabilidade financeira da instituição. O prédio, no entanto, é cedido pela irradiação, que segue com o acompanhamento pedagógico.

“Como as dificuldades vão crescendo, nós buscamos o apoio do poder público. Mas não entregamos o prédio para a Prefeitura administrar. Nós temos uma administração atuante junto à direção. Complementamos merenda, atuamos déficits de professor, porque é o nome da instituição que está em jogo”, frisou.

A Prefeitura de Goiânia, por sua vez, doou aos alunos os uniformes, o material didático e ficou por conta, também, do fornecimento dos profissionais, dentre outros serviços. “Nesse convênio, estamos entrando com os professores, com o mobiliário, com a merenda, com a coordenação”, apontou o prefeito Sandro Mabel (UB), em entrevista coletiva durante a inauguração do convênio.

Mabel anuncia metronização no transporte coletivo_Mel Castro
Prefeito de Goiânia, Sandro Mabel. Foto: Mel Castro

O gestor enfatiza tratar-se de um trabalho que está diminuindo o déficit de crianças fora das creches em Goiânia. Segundo o Mabel, o desafio inicial da atual administração era cobrir o déficit de cerca de 10.500 vagas. “Hoje nós temos a falta de 4 mil vagas, ainda. Mas 6 mil foram colocadas em 30 dias”, celebrou o prefeito. A expectativa é para que o número total seja preenchido até o mês de abril.

Mabel detalha que as vagas já viabilizadas foram possíveis por meio de aproveitamento de locais, ampliação de espaços, dentre outras ações. Há, ainda três obras de Cmeis em fase de finalização. Outro destaque é o convênio com a Terra Fértil, que deverá entrar, de acordo com o prefeito, com 1.100 novas vagas.


Leia mais sobre: / / / / / Cidades