Segundo os Correios, mais de 300 mil aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) foram atendidos presencialmente nas agências de todo o país. A instituição tem colaborado, desde a última sexta-feira (30/05), com o atendimento dos beneficiários para confirmar se foram vítimas da chamada “fraude do INSS”, com taxas e doações indevidas a entidades associativas sem consentimento.
O objetivo da ação é auxiliar aqueles que possuem dificuldades com o uso da internet. O número de pessoas atendidas soma os serviços ofertados de sexta-feira (30) até a última terça (3).
De acordo com o INSS, a parceria com os Correios prevê protocolos rigorosos de segurança, com atendimento feito exclusivamente por profissionais treinados em unidades próprias. Todos os dados dos beneficiários são tratados com base na Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), garantindo confidencialidade e rastreabilidade.
No sistema do “Meu INSS” e no telefone 135, já foram registradas quase 2,5 milhões solicitações de aposentados e pensionistas que pediram a devolução do dinheiro, de acordo com o último balanço de sábado (31/5). Apenas 60 mil confirmaram os débitos. A quantidade de entidades associativas contestadas continua a mesma: 41. Após a contestação, elas terão 15 dias úteis para responder.
Para encontrar uma agência dos Correios que faça esse atendimento, a pessoa pode consultar os sites do INSS e dos Correios, ou a Central 135. Nas agências, aposentados e pensionistas podem:
- Consultar se houve algum desconto em seu benefício;
- Contestar descontos não autorizados;
- Confirmar se algum desconto foi autorizado;
- Acompanhar o resultado da contestação (após 15 dias úteis);
- Analisar documentos enviados por associações;
- Receber protocolo de atendimento com orientações para continuar pelo 135 ou pelo aplicativo Meu INSS.
O INSS reforça que nenhum funcionário do Instituto ou dos Correios está autorizado a ir até a casa dos beneficiários para oferecer esse serviço. O atendimento é feito apenas pelo aplicativo, pelo site do INSS, pela Central 135 e, agora, presencialmente nas agências dos Correios.
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