Integrante da Operação Enchentes e Alagamentos, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBM-GO) lançará nesta sexta-feira (4) uma cartilha educativa à população, contendo dicas importantes de como se proteger durante o período chuvoso. As cartilhas serão distribuídas a partir das 9h nas áreas de risco de alagamento mapeadas em Goiânia, começando pela Villa Romana, em residências e escolas.
As cartinhas contêm linguagem simples e serão ilustradas para que os moradores entendam facilmente como devem agir em caso de inundações provocadas por chuvas fortes, como aconteceu nas últimas semanas em Goiânia. Segundo meteorologistas, a previsão é de que chuvas mais intensas cheguem em Goiás até o final de março.
Entre as informações trazidas pela cartilha estão medidas preventivas, como não jogar lixo nas ruas, córregos e rios; não construir às margens de rios e canais; preservar a vegetação nas margens.
Em caso de inundações, a cartilha orienta os moradores a deixar a residência, separar os documentos importantes, guardá-los dentro de sacos plásticos e evitar andar em ruas alagadas. Além disso, a corporação não aconselha as pessoas a retornar à residência após a inundação até que os técnicos da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros façam a inspeção de segurança.
De acordo com levantamento do Departamento de Minimização de Desastras, Ameaças e Riscos, existem 204 pontos de risco relacionamentos com o período chuvoso em Goiás. Goiânia lidera a lista dos locais que oferecem mais riscos, com 58 pontos. Em segunda posição, Anápolis. Em seguida, Aparecida de Goiânia e Ceres.
Só na capital existem mais de 500 residências em situação de risco de alagamento. Em todo o Estado existem 287 áreas de risco, incluindo deslizamentos, alagamentos, enxurradas e erosões. Em 58 municípios, são 3.764 residências que podem ser afetadas.
Leia mais:
- Crea recomenda que caminhões não trafeguem na Marginal Botafogo
- Tempestade alaga ruas de Goiânia; Marginal Botafogo transbordou
- Avenida Domiciano Peixoto será bloqueada a partir desta segunda, 23
Leia mais sobre: Cidades