05 de dezembro de 2025
Investimento • atualizado em 09/09/2025 às 09:31

Cora será inaugurado em 25 de setembro, anuncia governador Ronaldo Caiado

Cora é o primeiro hospital estadual em Goiás totalmente custeado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), voltado ao atendimento oncológico de crianças e adolescentes
Complexo Oncológico de Referência do Estado de Goiás está com 97% das obras concluídas. Foto: Wesley Costa e Rômulo Carvalho.
Complexo Oncológico de Referência do Estado de Goiás está com 97% das obras concluídas. Foto: Wesley Costa e Rômulo Carvalho.

O governador Ronaldo Caiado vistoriou, na manhã desta segunda-feira (8), o andamento das obras do Complexo Oncológico de Referência do Estado de Goiás (Cora), em Goiânia, que será inaugurado oficialmente no próximo 25 de setembro. Para o chefe do Executivo estadual, a entrega representa um marco não apenas para Goiás, mas para todo o país.

“Hoje, faz três meses que autorizamos a entrada de crianças para serem tratadas no Cora. É inédito o que nós fizemos em Goiás, superando todas as dificuldades e todos aqueles que dificultaram a construção desse hospital”, afirmou Caiado, ao destacar a rapidez da obra, concluída em apenas 25 meses.

O Cora iniciou suas atividades no dia 9 de junho, em fase de pré-operação. É o primeiro hospital estadual em Goiás totalmente custeado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), voltado ao atendimento oncológico de crianças e adolescentes.

O hospital é administrado pela Fundação Pio XII, a mesma mantenedora do Hospital de Amor de Barretos (SP), modelo de referência nacional e internacional no tratamento de câncer.

Estrutura e investimento

Na inauguração desta primeira etapa, o Governo de Goiás investiu R$ 255 milhões em construção e equipamentos de alta tecnologia. O complexo terá, quando estiver em pleno funcionamento, 148 leitos e capacidade para 300 atendimentos oncológicos por ano, consolidando-se como uma das maiores estruturas hospitalares do Brasil.

Somente em julho, o Cora realizou 450 consultas médicas, 46 internações e 350 sessões de quimioterapia. Além disso, a unidade já vem expandindo sua capacidade de atendimento com procedimentos cirúrgicos de alta complexidade. “Estamos realizando duas neurocirurgias por semana. Esse é um volume bem grande para uma instituição que está começando e se adequando em Goiás”, explicou o diretor técnico, Mário de Paula.

Atualmente, 25 crianças em tratamento de leucemia estão sendo atendidas no hospital, evitando que famílias precisem se deslocar para outros Estados. “Tivemos uma grande surpresa com o número de pacientes. Em menos de três meses, já estamos com mais de 100 atendimentos, vários diagnosticados e 60 em tratamento”, acrescentou o diretor.

Parceria entre Saúde e Infraestrutura

Durante a visita, o secretário de Estado da Saúde, Rasível Reis, destacou a importância da parceria com a Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra), responsável pela obra. “Se não fosse pelo trabalho e controle da Goinfra, a gente não estaria entregando esse hospital em tão pouco tempo. Já estamos com todos os preparativos para a inauguração”, afirmou.

Maiores obras do Estado

Após a vistoria ao Cora, o governador Caiado também acompanhou o andamento de outras duas grandes obras em Goiânia.No Autódromo Internacional Ayrton Senna, que sediará o MotoGP 2026, Caiado destacou o ritmo acelerado da reconstrução, prevista para ser entregue em dezembro. “Estamos com duas equipes trabalhando em condições distintas. Uma na pista e a outra na infraestrutura, que foi 100% derrubada e está sendo reconstruída”, afirmou.

Já na Escola do Futuro de Goiás em Artes Basileu França, Caiado vistoriou a expansão que multiplicará por cinco a área edificada, com mais de 200 espaços voltados à prática artística. A entrega está prevista para o primeiro semestre de 2026. “O Basileu é hoje a escola de arte e dança mais famosa do mundo. Estamos criando uma estrutura digna, para dar espaço a jovens e crianças que têm talento e potencial”, ressaltou o governador.

De acordo com o secretário de Infraestrutura, Adib Elias, a obra já avança rapidamente: “Em apenas 20 dias, já temos todo esse andamento. A expectativa é que até março estaremos com 80% concluídos”, disse.


Leia mais sobre: / / / / Cidades / Notícias do Estado