21 de dezembro de 2024
Brasil • atualizado em 12/02/2020 às 23:51

Conselho de Ética notificará Eduardo Cunha nesta quarta-feira, 16

O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB), será notificado nesta quarta-feira (16) pelo Conselho de Ética da Casa, de acordo com a assessoria de imprensa do deputado federal José Carlos Araújo (PDT). Notificado, Cunha terá dez dias úteis para apresentar argumentos, por escrito, contra a representação apresentada contra o deputado para investigar quebra de decoro parlamentar.

Eduardo Cunha é investigado por receber propina para viabilizar negócios da Petrobras e pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. O Conselho de Ética decidiu nesta terça-feira (15) manter o processo contra o presidente, entre vários motivos, devido ao fato de Cunha ter negado possuir contar no exterior, em depoimento à CPI da Petrobras.

Ao todo, poderão ser realizadas três tentativas de notificação. Se nenhuma for recebida por Cunha, a mensagem será publicada no Diário Oficial da Câmara para que o prazo seja iniciado. Para a defesa do presidente, os advogados poderão apontar oito testemunhas que deverão ser ouvidas nos próximos dias.

O relator do caso, deputado federal Marcos Rogério (PDT), poderá ouvir pessoas indicadas pelo representado e outras oito testemunhas que considerar fundamentais. Nos 40 dias úteis seguintes, o relator também poderá solicitar documentos e provas para concluir o relatório final, que passará por votação no Conselho e no plenário da Câmara.  

Com informações da Agência Brasil

Leia mais:

 


Leia mais sobre: Brasil