19 de novembro de 2024
Ilegalidade

Conselho de Arquitetura denuncia ao MP cortes de árvores na Avenida 136

As árvores derrubadas fazem parte da área de recarga de nascentes do córrego dos Buritis
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Goiás (CAU-GO) denunciou ao Ministério Público de Goiás (MPGO) a derrubada de árvores pertencentes a área de recarga das nascentes do córrego dos Buritis, que fica em terreno na avenida 136 com as ruas 132 e 148, na divisa dos setores Sul e Marista, em Goiânia. Ao todo, foram 86 árvores retiradas.

A derrubada foi autorizada pela Prefeitura de Goiânia. As árvores eram de 15 espécies diferentes e ocupavam o terreno de aproximadamente cinco mil m², que pertencia à União e foi leiloado pelo governo federal no ano passado. De acordo com a denúncia apresentada pelo CAU, a prefeitura concedeu ao comprador informação de uso de solo, que permite a execução de obras.

Tal permissão viola a Lei de Crimes Ambientais (Lei 9605/1998). Conforme a legislação, por tratar-se de uma região de nascentes, o terreno deveria ser considerado uma Área de Preservação Permanente (APP). Entretanto, o Novo Plano Diretor não considera o local como APP, e sim como Área de Ocupação Sustentável (AOS), onde podem ser edificadas construções de até 12 metros de altura.

Consequências

Com a autorização emitida pela Prefeitura, os já tradicionais problemas de drenagem em Goiânia tendem a se agravar ainda mais. O aumento da área impermeabilizada na região das nascentes do córrego dos Buritis é crescente.

Conforme justificativa do CAU, nos últimos 20 anos, o encontro das ruas 87 e 132, no setor Sul, se tornou um ponto de represamento severo de águas pluviais nos meses de chuva, colocando em risco quem transita pelo local.

A impermeabilização, somada à drenagem de lençol freático executada nas edificações vizinhas à nascente, pode além disso, comprometer a integridade e o abastecimento do próprio córrego dos Buritis, podendo levar ao seu desaparecimento.


Leia mais sobre: / / Cidades / Goiânia