Publicidade
Mundo
| Em 2 anos atrás

Conhecida por ser um dos lugares onde neva em Portugal, Serra da Estrela pega fogo há quase um mês

Compartilhar

Um dos lugares turísticos mais conhecidos de Portugal, por nevar no inverno, a Serra da Estrela, região do Centro do País, está pegando fogo há quase um mês. O incêndio, que começou no dia 6 de agosto e foi dado como encerrado no dia 13, teve uma reativação dois dias depois. Já foram cerca de 25 mil hectares consumidos pelo fogo desde o início, segundo autoridades.

Apesar de já não fazer tanto calor no País, como há algumas semanas quando Portugal registrou as maiores temperaturas dos últimos tempos, o verão e a falta de chuvas colaboram para que o fogo continue. Por isso, o governo local decidiu que deve declara estado de calamidade para responder às necessidades da região da Serra da Estrela.

Publicidade

A decisão foi anunciada esta tarde pela ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva, que afirmou que o estado de calamidade será decretado pelo Conselho de Ministros e “dará condições ao Estado e autarquias”. Isso por que, além da Serra da Estrela, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou em risco máximo de incêndio mais de 100 concelhos. Segundo o instituto, o perigo de incêndio rural vai manter-se elevado em algumas regiões do continente, pelo menos, até sexta-feira.

Publicidade

Ainda segundo o órgão, este incêndio é o maior dos últimos 4 anos e já corresponde a 3,7% do território queimado em toda a Europa este ano e representam prejuízo de centena de milhões de euros. A partir de setembro, quando as temperaturas diminuem e as chuvas começam, a proposta é a de revitalizar a Serra da Estrela, com uma aposta no “turismo de natureza mas também na proteção do parque natural”, como afirmou a ministra em entrevistas aos veículos locais.

Publicidade
Carlos Nathan Sampaio

Jornalista formado pela Universidade Federal e Mato Grosso (UFMT) em 2013, especialista Estratégias de Mídias Digitais pelo Instituto de Pós-Graduação e Graduação de Goiânia - IPOG, pós-graduado em Comunicação Empresarial pelo Senac e especialista em SEO.

Tags: fogoPortugal