Antes conhecido como “Projeto Politizar Goiás”, o Parlamento Jovem Goiás, da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), está com as inscrições abertas até o dia 15 de setembro. Realizado pela Escola do Legislativo, parte do Conselho Estadual de Educação, o programa tem, como objetivo, inserir jovens na política e mostrar a importância do Poder Legislativo na sociedade.
Para participar é necessário ter idade mínima de 18 anos. O estudante participa do processo seletivo e depois do treinamento. Além do parlamento jovem voltado para quaisquer estudantes, há também vagas específicas para os estudantes dos cursos de direito e comunicação.
De acordo com a coordenadora do projeto Mariza Barbosa, a iniciativa proporciona aos participantes a oportunidade de elaborar projetos, debater assuntos relevantes e, para alguns, até mesmo ingressar nos gabinetes dos parlamentares. Ela ainda fala que a inserção de novas temáticas, como o Parlamento Mulher e o Parlamento 60+, a Alego busca dar voz a todos os anseios e pensamentos da sociedade.
A mudança de nome do projeto ocorreu devido à integração da Escola do Legislativo no Conselho Estadual de Educação e ao encerramento do convênio entre a Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) e a Universidade Federal de Goiás (UFG). A partir desse momento, a Escola do Legislativo passou a seguir o modelo da Câmara dos Deputados, que desde 2004 realiza o Parlamento Jovem Brasileiro.
Segundo a coordenadora, o objetivo principal do projeto é inserir os jovens na política e destacar a relevância do poder legislativo na sociedade. As decisões tomadas nesse âmbito têm um impacto direto na vida das pessoas.
Ela afirma que a experiência proporcionada pelo Parlamento Jovem Goiás influencia positivamente muitos estudantes, levando alguns deles a desenvolver funções de assessor parlamentar nos gabinetes. “Muitos dos estudantes que participaram conosco foram convidados por parlamentares a desenvolver nos gabinetes a função de assessor parlamentar, desde a elaboração de projetos a acompanhamento nos plenários e comissões”, explica.
Os estudantes selecionados para o projeto terão a oportunidade de vivenciar o papel de parlamentar e assessor legislativo. Durante o treinamento, receberão informações sobre o funcionamento da casa e participarão de palestras ministradas por procuradores, profissionais de assessoramento temático, diretoria parlamentar e de comunicação.
Para os alunos de direito que desejam atuar como procuradores legislativos é necessário estar cursando acima do quinto período ou ter sido aprovado em matérias específicas, conforme o edital.
Já os estudantes da área de comunicação devem anexar uma matéria sobre política goiana no momento da inscrição. Os selecionados atuarão ao lado dos profissionais da Alego durante a simulação.
O Parlamento Jovem Goiás terá a seguinte composição:
Vivenciando a política na prática
O projeto busca tornar a vivência do aluno o mais realista possível, e para isso, conta com o acompanhamento de monitores, servidores das comissões e das diretorias Parlamentar e Legislativa da Alego.
Mariza afirma que a iniciativa serve para incentivar a juventude a se interessar pela política e compreender o funcionamento do Legislativo. “Nos empenhamos em aproximar os alunos a realidade da casa, aproximando eles do poder público”.
Ao final do projeto, os participantes receberão um certificado da Escola do Legislativo, que faz parte do Conselho Estadual de Educação, com a carga horária total distribuída da seguinte forma:
A Escola do Legislativo da Alego estabeleceu um convênio com a Escola do Judiciário TRE para a realização do Parlamento Jovem Juvenil, voltado para alunos do ensino médio, que ocorrerá no primeiro semestre de 2024. Além disso, em parceria com a procuradoria da mulher e a comissão de atenção à pessoa idosa, estão sendo organizados o Parlamento Mulher e o Parlamento 60+, visando contemplar diversos setores da sociedade.
O Parlamento Jovem Goiás mostra o compromisso da Alego em ouvir e servir a sociedade, buscando trazer os pensamentos e anseios da população para o Legislativo e incentivar os jovens a se envolverem ativamente na política.
“Este é um projeto que abre as portas para uma nova geração engajada e consciente de seu papel na construção de um futuro melhor para Goiás”, pontua Mariza.