22 de dezembro de 2024
Empreendedorismo feminino

Conheça a empresária de Caldas Novas que recebeu Prêmio Sebrae Mulher de Negócios

Dona Nilda foi a premiada na edição de 2013. A premiação deste ano está com inscrições abertas para mulheres empreendedoras de sucesso em Goiás, até dia 31 de julho
Dona Nilda foi a vencedora do prêmio na categoria Pequena Empresa, no âmbito estadual. Foto: Reprodução/Instagram
Dona Nilda foi a vencedora do prêmio na categoria Pequena Empresa, no âmbito estadual. Foto: Reprodução/Instagram

A empresária goiana do ramo de hotelaria, Dona Nilda, foi a vencedora do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, em 2013, na categoria Pequena Empresa, no âmbito estadual. A proprietária da Pousada Castelinho, em Caldas Novas, começou o empreendimento há 30 anos e, hoje, após investimentos e crescimento, conta com capacidade para 50 hóspedes.

Dona Nilda saiu de Goiânia rumo a Caldas Novas com apenas um carro e muita vontade de empreender. Fundou a Pousada Castelinho sozinha, construindo tudo do zero, inclusive, colocando a mão na massa junto com os pedreiros. “Cheguei a dormir em um colchão no sereno para não ter que ir e voltar pra Goiânia, onde estavam meus filhos e meu marido. Os vizinhos me davam água e comida”, relembra a empreendedora.

A empresária conta que durante muitos anos, todo lucro que recebia na pousada era investido em sua ampliação. Hoje em dia, cada detalhe do hotel tem as mãos da proprietária, cuidadosamente pensado para proporcionar aos hóspedes uma estadia memorável. As acomodações possuem uma atmosfera familiar e acolhedora, resultado do amor e dedicação de Nilda, que mora nas dependências da pousada com a filha Débora.

Mulheres de negócios

A história da empresária reconhecida pelo Prêmio Sebrae Mulher de Negócios é semelhante a de muitas mulheres no país. Uma pesquisa realizada pela Serasa Experian apontou que 35% das mulheres empreendedoras no Brasil são “empreendedoras por vocação” e 25% empreendem para “ter um propósito”. Outros 22% pela “vontade de desbravar esse mercado” e 18% para ser “independente financeiramente”.

De acordo com a pesquisa, 62% das entrevistadas disseram empreenderem sozinhas, 30% têm microempresa, 6% empresa de pequeno porte e 1% empresa de médio porte. Os segmentos mais comuns foram “Serviços” (57%) e “Comércio varejista” (24%).

Assim como a proprietária da Pousada Castelinho, outras mulheres empreendedoras podem ter sua história reconhecida. As inscrições para o Prêmio Sebrae Mulher de Negócios estão abertas até o dia 31 deste mês, e podem ser feitas diretamente no site do prêmio. As premiações acontecem nas etapas estadual, regional e nacional.


Leia mais sobre: / / Notícias do Estado