Publicidade
Brasil
| Em 10 meses atrás

Confira dicas para se proteger contra golpes e furtos no Carnaval 2024

Compartilhar

A época preferida dos foliões está chegando e, para curtir com tranquilidade e alegria todos os dias do Carnaval 2024, é preciso tomar alguns cuidados básicos, evitando que furtos, golpes e fraudes acabem com a energia positiva do feriado. A aglomeração de pessoas, a bebedeira e a distração são ideais para que os criminosos se aproveitem, sendo necessário equilibrar diversão com a atenção.

Confira alguns problemas que podem trazer dor de cabeça aos foliões e como se prevenir no Carnaval 2024:

Publicidade

  • Troca de cartões

A troca de cartões consiste no criminoso se passar por um vendedor e entregar a maquininha para que o cliente digite a senha do cartão de crédito ou débito. Quando o comprador estiver distraído, o “comerciante” memoriza a senha digitada e, ao finalizar a compra, o cartão é trocado pelo vendedor por um similar. É necessário manter a atenção ao realizar os pagamentos, principalmente no Carnaval, se atentando se o cartão devolvido realmente é o seu e se houve alguma cobrança extra.

Publicidade
  • Golpe da maquininha

No Carnaval, os foliões devem se atentar também à maquininha que, se apresentar visor danificado ou se o vendedor não mostrar o valor na tela, desconfie. Para cartões que realizam pagamento por aproximação, é importante que sejam protegidos, com limite baixo.

Publicidade

Além dos que estão festando, os lojistas também devem tomar cuidados. Se o comércio possuir diversas maquininhas de cartão, o recomendado é que sejam utilizadas formas de identificá-las, evitando a perda.

  • Furto/roubo

Sobre evitar furtos e roubos de aparelhos eletrônicos no Carnaval, um meio é guardar o celular em uma doleira ou pochete. Mas caso o aparelho seja roubado/furtado, existem formas de impossibilitar ou atrasar o acesso à sua conta, ativando configurações de segurança, como o duplo fator de autenticação, bloqueio de aplicativos por biometria e senhas.

Publicidade

A recomendação é que o smartphone tenha bloqueio de tela e bloqueio automático. Em caso de furto ou roubo, o banco deve ser avisado imediatamente para bloqueio de todas as contas e cartões.

  • Evite usar o celular

Uma dica também para evitar furto ou roubo de celular é guardá-lo na doleira ou pochete e evitar utilizá-lo ao máximo no meio do bloco ou em ambientes vulneráveis, sendo preferível sair da muvuca caso precise usar. O aparelho deve ser guardado em um lugar seguro, não sendo no bolso de trás da calça ou short.

Se puder, não leve seu aparelho que utiliza no dia a dia para as festas de Carnaval, sendo melhor levar um celular antigo, sem aplicativos de bancos ou informações pessoais.

Publicidade
Maria Paula

Jornalista formada pela PUC-GO em 2022 e MBA em Marketing pela USP.