O Informe Conjuntural: Economia Brasileira 2023-2024, divulgado nesta quinta-feira (14), prevê expansão da economia brasileira para o ano de 2024. A projeção estimada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) para o Produto Interno Bruto, que representa a soma dos bens e serviços produzidos no país, é de crescimento de 1,7% para o próximo ano.
Para este ano, a CNI espera o aumento de 3%, o mesmo percentual do ano passado. Conforme a entidade, o resultado é positivo, apesar de ainda não indicar o início de um novo ciclo de desenvolvimento. De acordo com a confederação da Indústria, o resultado do crescimento do PIB é devido ao “expressivo crescimento do PIB da agropecuária, e com queda dos investimentos produtivos”.
Já no setor da indústria de transformação e no setor de construção, a previsão de crescimento para o próximo ano é menor, de 0,3% e 0,7%, respectivamente. Apesar disso, a pequena alta recupera as quedas que deste ano. Com efeito, a indústria de transformação deve encerrar 2023 com queda de 0,7%. A indústria da construção, por sua vez, deve ter um recuo de 0,6%.
Com informações da Agência Brasil