Publicidade

Condutores de Aparecida podem realizar conciliações gratuitas em casos de acidentes de trânsito

Por 4 meses atrás

Com o objetivo de agilizar e desburocratizar as questões de trânsito, tornando o atendimento ao público mais eficiente, a partir de agora, condutores de Aparecida de Goiânia poderão contar com serviço de conciliação virtual gratuita em casos de acidentes de trânsito sem vítimas. A iniciativa é fruto da parceria entre a Secretaria Executiva de Mobilidade e Trânsito de Aparecida de Goiânia (SMTA) e o Tribunal de Justiça de Goiás (TJ-GO).

O serviço permitirá às partes envolvidas um atendimento em tempo real, via WhatsApp. Dessa forma, ao invés de esperar a Justiça Móvel, as partes poderão entrar em contato com os números 3018-8016 e 3216-2300, das 7h às 19h, e serão conduzidas para uma sala virtual. Nesse ambiente, elas poderão fazer acordo e resolver o conflito na hora.

Publicidade

O Núcleo Virtual de Trânsito atende para reparo de danos materiais em caso de acidentes de trânsito em que não há vítimas, nem danos ao patrimônio público (placas, postes, semáforos ou similares) e, também, quando não há carros oficiais envolvidos. O programa busca auxiliar os envolvidos no acidente de trânsito a resolverem o caso, com rapidez e eficiência, de maneira voluntária e gratuita para o usuário.

Publicidade

Assim sendo, após o acordo, o termo de audiência será encaminhado a um Centro Judiciário de Solução de Conflitos para homologação pelo juíz e o caso será definitivamente resolvido. Em casos que não se alcance a resolução do litígio, as possibilidades não finalizam aí, pois, o NVT instruirá os envolvidos no acidente de trânsito a acionarem a Justiça por outros canais.

Publicidade

O secretário da SMTA, Sérgio Carvalho, destacou a iniciativa como um avanço na resolução de conflitos. “É um serviço muito prático e acessível para a população, que, além do Justiça Móvel, que já é ágil, pode resolver suas pendências de imediato, utilizando para isso apenas o aparelho de celular. A nossa secretaria vem para apoiar essa ação”, afirmou.

Publicidade
Compartilhar
Luana Cardoso

Atualmente atua como repórter de cidades, política e cultura. Editora da coluna Crônicas do Diário. Jornalista formada pela FIC/UFG, Bióloga graduada pelo ICB/UFG, escritora, cronista e curiosa. Estagiou no Diário de Goiás de 2022 a 2024.