A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), vinculada ao Ministério da Educação (MEC), lançou os editais de seu novo concurso público, com 545 vagas imediatas e cadastro reserva para os 45 hospitais da rede e a administração central. As vagas estão distribuídas em três áreas: 198 para a área médica, 330 para a área assistencial e 17 para a área administrativa. O concurso possui abrangência nacional e está dividido em seis macrorregiões, incluindo oportunidades para Goiás.
As inscrições estarão abertas de 12 de dezembro de 2024 a 20 de janeiro de 2025, com a prova objetiva marcada para 16 de março de 2025. Os editais foram publicados em 18 de dezembro no site da Ebserh e no da banca organizadora. A validade do concurso é de um ano, podendo ser prorrogada por mais um ano. Além disso, o concurso reserva vagas para públicos específicos: 20% das vagas são para pessoas pretas e pardas (PPP), 3% para indígenas e 10% para pessoas com deficiência, conforme acordo com o Ministério Público do Trabalho (MPT).
Confira a distribuição das macrorregiões:
Os candidatos aprovados fora do número de vagas previstas no edital serão incluídos no cadastro reserva, que pode resultar em nomeações caso surjam novas vagas durante a validade do concurso. A convocação será feita conforme a necessidade de cada unidade hospitalar e dentro da mesma macrorregião. De acordo com Luciana Gouvêa, diretora de Gestão de Pessoas da Ebserh, enquanto as vagas imediatas garantem a contratação, o cadastro reserva mantém os candidatos habilitados para futuras oportunidades.