O Saneago acatou a recomendação do promotor de Justiça Fernando Krebs e cancelou as provas aplicadas aos níveis médio e fundamental, realizadas no domngo, 30/06. Coube ao diretor financeiro, Júlio Vaz, e ao presidente da comissão do certame, José Freitas, informar o fato ao Ministério Público. Uma nova prova deverá ser aplicada num prazo de 60 dias para mais de 40 mil candidatos.

Eles compareceram hoje (2/7) na sede do MP-GO e prontamente atenderam à recomendação.Dessa forma, os candidatos que concorreram a todos os cargos de nível médio e a alguns cargos de nível fundamental deverão fazer novamente as provas.

Publicidade

O que gerou a anulação da prova foi o fato de haver a incompatibilidade entre a quantidade de questões e a folha de respostas.

Publicidade

A prova apresentava 60 questões e o cartão de respostas continha apenas 40 espaços para marcação.Segundo esclareceu o promotor, inicialmente o MP-GO está acompanhando esta situação, geradora de nulidade das provas. Contudo, vai analisar também a idoneidade da empresa realizadora do certame, o Instituto Brasileiro de Educação e Gestão (IBEG).

Publicidade

Entre as reclamações de candidatos estiveram relatos de pessoas que portavam aparelhos celulares durante a prova e outras que saíram com o caderno de provas pouco depois do início do exame. Portanto, foi recomendado que, num prazo de 60 dias, a empresa não agende nova data para reaplicação das provas.

Este prazo, segundo salientou, é para que sejam aprofundadas as investigações sobre a licitude da contratação do IBEG.José de Freitas, entretanto, assegurou que todo o processo licitatório para a contratação, feito por meio de pregão eletrônico, ocorreu com regularidade, já que a empresa teria apresentado todos os documentos comprobatórios de que teria ampla possibilidade de realizar o certame.

Publicidade

Assim, diante da anulação das provas, um novo cronograma será divulgado, em tempo hábil para aqueles que desejarem participar novamente do certame. Para aqueles que optarem por não prosseguir na seleção, o IBEG deverá devolver os valores relativo à inscrição.

A Saneago vai divulgar o novo cronograma e quais os cargos deverão refazer as provas.Krebs ponderou que o MP-GO pretende que o concurso ocorra de forma regular, com isonomia de oportunidade a todos os candidatos. “O Ministério Público luta pela realização de concursos públicos, por isso precisamos garantir a igualdade de acesso a todos”, afirmou.

Números 
Segundo apresentado pelo presidente da comissão do certame, José Freitas, mais de 95 mil candidatos fizeram as provas do concurso, que ofereceu vagas para cargos de nível fundamental, médio e superior. Destes, houve problemas na impressão do cartão resposta de cerca de 40 mil candidatos que concorriam a cargos de nível fundamental e de todos os cargos de nível médio, envolvendo mais de 25 mil candidatos

Publicidade