A Secretaria de Estado de Educação de Goiás (Seduc), anunciou concurso que deverá acontecer ainda este ano, em que serão ofertadas 5.050 vagas para todas as áreas do conhecimento e atuação, número menor do que o indicado pelo levantamento da UFG.
A pesquisa desenvolvida pelo Observatório do Estado Social Brasileiro da UFG e divulgada pela Universidade na última terça, (17), constatou que o déficit de professores na Rede Estadual de Ensino de Goiás é de 8.750 profissionais.
Segundo o levantamento feito pelo Observatório do Estado Social Brasileiro da UFG, levando em conta os servidores da área administrativa, além dos professores, o déficit chega a 16.346 contratos.
Levantamento
Os dados apurados diretamente com a Seduc são referentes ao período de 14 e 17 de abril de 2022 e foram comparados com as informações do Censo Escolar, divulgadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).
Conforme o documento divulgado pelo Observatório, grande parte do déficit de profissionais da rede se deve ao não reposiocionamento de funções em decorrência de aposentadorias, falecimentos e afastamentos.Entre 2017 e 2022, 4.260 professores se aposentaram e outros 233 faleceram, o que representa uma média de 710 aposentadorias por ano.
No prazo citado acima, foi realizado somente um concurso, em 2018, que abriu 900 vagas para quatro disciplinas, total que não cobre sequer a defasagem resultante das aposentadorias.
Concurso
Em nota resposta ao questionamento do Diário de Goiás a Seduc afirma que, atualmente, segundo a folha de pagamento do mês de abril de 2022, há aproximadamente, 10 mil professores contratados temporariamente e 17 mil professores efetivos em exercício da função e que o novo concurso ocorrerá este ano.
O trâmite já está na fase de contratação da Banca Executora com previsão de divulgação de edital para julho ou agosto deste ano. A expectativa é de que os 5.050 professores aprovados, para diversas disciplinas curriculares, sejam convocados em fevereiro de 2023.
Em 2019 o restante dos profissionais aprovados no último concurso, em 2018, foram convocados. Em 2020 a Secretaria da Educação de Goiás começou a fazer todo o levantamento interno de necessidade de vagas para a elaboração de um novo concurso público,e em 2021 foi fechado o quantitativo de vagas por áreas de conhecimento a serem ofertadas.
O levantamento realizado pelo Observatório do Estado Social Brasileiro da UFG, divulgado em maio de 2022, não foi levado em conta para a elaboração do edital, que já está em andamento. A relação do déficit de professores e a quantidade de vagas ofertadas no concurso não foi comentada pela assessoria da Seduc.
Leia mais sobre: concurso educação / professores governo goias / Seduc-GO / Cidades