Será inaugurado na manhã desta sexta-feira (13), o Complexo Viário Luiz José Costa, conhecido como Complexo Viário Jamel Cecílio. De acordo com a Prefeitura de Goiânia, mais de 200 mil veículos deverão passar pelo local, por dia.
Foi investido o valor de R$ 32,5 milhões para a construção da via, que começou em setembro de 2019. A estrutura homenageia o cantor sertanejo Leandro, que fazia dupla com Leonardo e que faleceu em decorrência de um câncer, em 1998.
O projeto se divide, conforme o Executivo municipal, em três níveis: o viaduto na Avenida Deputado Jamel Cecílio, que já foi concluído e liberado para o tráfego de veículos em dezembro de 2020, a rotatória no nível da Alameda Leopoldo de Bulhões e a trincheira da Marginal Botafogo.
Engenheiros e especialistas em mobilidade da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra) afirmam que o trânsito que segue em direção à BR-153, GO-020 e condomínios residenciais do Jardim Goiás vai fluir com mais tranquilidade. O tráfego da Marginal Botafogo, por sua vez, vai seguir em via expressa, sem interferência semafórica da Avenida Goiás, no Setor Crimeia Oeste, até a Avenida 2ª Radial, no Setor Pedro Ludovico, e vice-versa.
Por fim, o motorista que desce pela Alameda Leopoldo de Bulhões poderá acessar o Jardim Goiás pela direita, o Setor Sul pela esquerda, a Marginal Botafogo pelos dois lados, ou voltar para a Alameda, caso queira fazer o retorno. O empreendimento foi construído pela empreiteira Loctec Engenharia Ltda.
“A obra vai transformar para melhor o trânsito em Goiânia, em especial nas regiões Sul e Leste. Importante também a valorização do comércio e dos imóveis residenciais na região a partir de agora”, afirma o prefeito Rogério Cruz. “Este é um projeto que segue diretrizes de respeito ao contribuinte, ao meio ambiente, e de bem-estar do pedestre”, salienta o gestor.
Detalhes
Para construção do viaduto, os operários utilizaram 36 vigas de concreto, que pesam 36 toneladas cada e têm 30, 34 ou 38 metros de comprimento. O próprio viaduto tem 192 metros de comprimento e 282 metros no total, incluindo as duas rampas dos encabeçamentos, 13,8 metros de largura. São duas pistas de 6,5 metros, que contêm quatro faixas de rolamento e guarda-rodas com 0,4 metro.
O diâmetro interno da rotatória mede 27,9 metros, e o externo, 40,6 metros. A trincheira tem 200 metros de comprimento e 8,5 metros de largura em cada sentido, com 4,5 metros de altura em relação à estrutura da rotatória. Em toda a obra foram utilizados 5,5 mil metros cúbicos de concreto e 580 toneladas de aço.
Na última etapa do projeto, o que compreende a construção da rotatória no nível da Alameda Leopoldo de Bulhões e da trincheira da Marginal Botafogo, foram utilizados 572,7 toneladas de massa asfáltica. São 32 postes de iluminação, 80 luminárias, 5,6 mil metros de cabos elétricos e 1,5 mil metros de eletroduto.
Drenagem e meio ambiente
O complexo é dotado de nova rede de drenagem, com mais de 300 metros de comprimento, além de 28 bocas de lobo e duas grelhas, cujas dimensões são de dez metros de comprimento por 0,8m de largura, também utilizadas para captação e escoamento de água pluvial.
O trecho do canal da Marginal Botafogo que passa pelo complexo tem 10 metros de largura e 284 metros de comprimento, com altura de três metros. Foi feita a canalização do córrego nos cruzamentos com as avenidas Jamel Cecílio e 2ª Radial, contenção das margens em diversos locais com estrutura de gabião e implantação de dissipadores de energia nos pontos de deságue dos ramais projetados.
Deve-se destacar que o Córrego Botafogo foi despoluído, uma vez que houve a implantação do sistema coletor de esgoto. Para deixar o espaço ainda mais bonito e verde, foram plantados 2,3 mil m² de grama e mudas de espécies nativas.
Acessibilidade e sinalização
No nível intermediário, há 1,1 mil m² de calçadas acessíveis para que pedestres e pessoas com deficiência locomovam-se com segurança. O complexo ainda é todo sinalizado, com placas de trânsito e faixas de pedestre.