O Comitê de Inteligência do Senado americano quer ouvir o ex-diretor do FBI (polícia federal dos EUA) James Comey em sessões abertas e fechadas.
O comitê também pediu nesta quarta-feira (17) que o diretor em exercício do FBI, Andrew McCabe, entregue todas as anotações que Comey teria de conversas com a Casa Branca ou o Departamento de Justiça relacionadas às investigações sobre a interferência russa nas eleições americanas de 2016.
Comey foi demitido por Trump na semana passada. Ele liderava uma investigação do FBI sobre contatos irregulares do ex-conselheiro de Segurança Nacional Michael Flynn e outros auxiliares do presidente com o governo da Rússia.
Nesta terça (16), o jornal “The New York Times” revelou que Trump pediu a Comey, em reunião em fevereiro, que encerrasse a investigação sobre Flynn. “Ele [Flynn] é um bom sujeito. Eu espero que você deixe isso para lá”, disse Trump ao então diretor do FBI em 14 de fevereiro, segundo o memorando.
Se confirmada a existência do memorando -que não foi visto pela reportagem do “New York Times-, essa será a primeira evidência de que o presidente tentou interferir nas investigações sobre possíveis ligações de membros da sua equipe com a Rússia durante as eleições. (Folhapress)
Leia mais:
- ‘Precisamos dos fatos’, diz presidente da Câmara dos EUA sobre Trump e FBI
- Deputado republicano diz que pedido de Trump justifica impeachment
- ‘Nenhum presidente foi tratado tão injustamente quanto eu’, diz Trump
- Putin diz poder fornecer transcrição de conversa entre Trump e chanceler
Leia mais sobre: Mundo