O comitê permanente de enfrentamento à Covid-19 nos municípios turísticos goianos se reuniu pela primeira vez nesta quinta-feira (10) e sugeriu, entre outras medidas, a implantação de barreiras sanitárias nas entradas das cidades. Também foram muitas discutidas as possibilidades de se aumentar o aparato policial e a fiscalização nos atrativos.
Também foram sugeridas a possível exigência de apresentação de exame negativo da Covid-19 e a proibição de ônibus turísticos. Essas propostas ainda serão mais debatidas, segundo informou o governo. A definição das medidas será feita em nova reunião virtual, na próxima semana.
Ainda entre as sugestões apresentadas está a realização de levantamento prévio de ocupação com as pousadas, aplicativos de hospedagem, casas, flats e chácaras de aluguel, bem como ampla divulgação na mídia para informar que somente pessoas com reservas poderão entrar no município.
A criação do comitê foi definida na última quarta-feira (9), após reunião do governador Ronaldo Caiado com prefeitos de cidades turísticas. O colegiado é composto por representantes dos órgãos do governo estadual e de 20 municípios, além do Ministério Público de Goiás (MP-GO).. A intenção é evitar aglomerações como as observadas em 7 de setembro nos próximos feriados prolongados
Participaram da reunião o presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral e equipe, a subprocuradora-geral de Justiça, Laura Bueno, os promotores de Justiça, Karina D’Abruzzo e Adriano Godoy Firmino, o chefe do Estado Maior, coronel Delso do Prado Mesquita Júnior, o coordenador da Operação Férias do Corpo de Bombeiros, tenente-coronel Ricardo Silveira, a gerente de Vigilância da Superintendência de Vigilância em Saúde de Goiás (Suvisa-GO), Eliane Rodrigues e o gerente de Estratégia e Pesquisa da Secretaria de Comunicação, Jean Carlos Vieira e Silva.
Leia mais sobre: Coronavírus em Goiás / Cidades / Destaque 2