A Junta Comercial do Estado de Goiás (Juceg) em parceria com Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) prometem para além de desburocratizar abertura de pequenos empreendimentos, impulsionar novos negócios. Os órgãos, lançaram na manhã desta terça-feira (05/10), de forma conjunta, o programa Comece Certo.
O Comece Certo é um programa que busca desmistificar e elucidar dúvidas num primeiro momento da abertura do empreendimento. Nele, a partir do momento que o empreendedor formalizar a criação do CNPJ, o Sebrae disponibilizará cursos, consultorias, oficinas entre outros serviços gratuitos.
“Essa parceria que estamos fazendo com o Sebrae é para separar o joio do trigo. A Junta Comercial no passado se preocupava apenas em registrar. Fez o registro, a Junta lavava as mãos e ia embora”, pontuou o presidente da Juceg, Euclides Barbo Siqueira em entrevista ao Diário de Goiás.
Com o Comece Certo, a Juceg acredita que dessa forma, irá incentivar a criação de novas empresas com os devidos suportes. “Vimos as dificuldades das empresas em se estabelecer e permanecerem no mercado e fizemos essa parceria com o Sebrae que vai ajudar demais. Quando a empresa for aberta, nós vamos juntamente com o Sebrae entrar em contato com essa empresa para oferecer cursos gratuitos que faça toda a transformação da empresa”, destacou.
Para além da criação do Comece Certo, a Juceg também tem feito a otimização da burocracia. Siqueira destaca que a abertura de uma empresa é feita rapidamente. Em aproximadamente uma hora. “Como tirar da cabeça e passar para o papel. O Sebrae ajuda. Chegando na Junta Comercial, abrimos e formalizamos esse empresário. Isso facilita muito. A burocracia quase inexiste. Existe porque é necessária em alguns pontos, mas estamos muito rápidos, céleres. Não tem muita enrolação. Em uma hora fazemos toda a formalização do empresário.”
O programa foi lançado em comemoração ao Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa lembrado no dia 5 de outubro e vai impulsionar a empresa, orientar e capacitar os empresários para que comecem certo na administração do novo negócio, identificando oportunidades e conferindo soluções de mercado para conquistar lucros. Todas as pessoas que vão formalizar o próprio negócio na Juceg podem ter acesso ao Comece Certo.
Para ter acesso ao programa Comece Certo, o Micro Empreendedor pode procurar os canais do Sebrae ou na Juceg através de seus respectivos sites. No portal, ele encontra todas as orientações ou pelo telefone, 0800 570 0800.
Leia mais sobre: Destaque / Empresas e Negócios